
“A fidelidade não se compra, conquista-se, a longo prazo, através das nossas atitudes e comportamentos, que demonstram, confiança, respeito, atenção etc,.”
Este é um dos “chavões” de marketing e vendas, mas é engraçado como se pode também aplicar às mais variadas relações humanas. A fidelidade não devia ser exigida ou imposta mas sim conquistada continuamente.
Infelizmente é comum que a palavra “fidelidade” seja imediatamente associada a uma relação amorosa, e para mim esta postura ou sentimento é dos mais importantes e valiosos em qualquer tipo de relação humana.
Assim, é, sem dúvida, importante perceber qual o real significado de “fidelidade” nas relações humanas. Existe uma imensa e extensa escala de atitudes ou comportamentos que não é vista da mesma forma por todas as pessoas.
Tudo vai depender das pessoas, do tipo de relacionamento que está em jogo, da educação e dos valores de cada um, dos sonhos construídos e da própria experiência de vida que vai mudando a forma como as pessoas sentem e vivem essa escala de atitudes, e como as aplicam nas suas vidas.
Todo um mundo exterior existirá sempre em redor das relações enquanto que as “tentações” se vão cruzando no caminho das pessoas. A conquista é uma grande ajuda para que se mantenham unicamente como tentações.
Para mim a “fidelidade” não é um compromisso que fazemos com os que nos rodeiam, mas sim com o nosso sentimento e connosco próprios. Se não formos fieis ao que sentimos, o resto passa a ter uma importância muito relativa mesmo!
E para vocês, o que é a Fidelidade?
Estava eu a ler o post e a pensar o que era a fidelidade para mim, quando leio o último parágrafo do teu texto e era exactamente aquilo que estava a ensar, por isso, faço das tuas, as minhas palavras: fidelidade é agir segundo os nossos valores, é um compromisso a cumprir. É manter a nossa palavra, é ser congruente...
Bjns
De
Sheila a 3 de Novembro de 2009 às 01:06
:))))
Acima de tudo temos mesmo que ser sempre fieis a nós próprios!
Grande Beijinho
De comecardenovopt.blogspot.com a 29 de Outubro de 2009 às 23:02
Para mim fidelidade não tem a ver com o respeito pelo compromisso entre uma mulher e um homem; claro que aqui também se aplica o termo fidelidade, mas não só no caso em que é usual pensar-se; fidelidade para mim é um sentimento que deve estar presente em todas as nossas atitudes perante a vida; fdelidade para com o que somos; temos que ser fiéis à nossa personalidade, sermos autênticos, sinceros;não mudarmos só para sermos politicamente correctos; sermos hoje uma coisa e amanhã outra, porque nos é mais conveniente;Fidelidade aos nossos amigos o que significa saberem que contam connosco seja em que circunstâncias forem porque sempre nos mostramos fiéis, autênticos, dignos de confiança; no trabalho, há que também ser fiel; mantermos sempre a mesma postura digna que mostramos no dia em que começámos a trabalhar; fdelidade nas nossas convicções religiosas, políticas; pregar uma coisa e fazer outra não está certo.Enfim ficaria muito tempo aqui a dizer o que para mim é fidelidade; eu tenho tentado ser sempre autêntica, responsável, correcta e muito sincera; essa é a postura que tenho mantido até aqui e a que transmiti aos meus filhos. Penso que assim estou a ser fiel aos ensinamentos recebidos, fiel às minhas origens e isto para mim é FIDELIDADE à vida. Interessante o tema. Beijinhos
Emília
fidelidade e uma forma de estar para connosco e com a vida
que se reflecte em tudo e todos que nos rodeiam
fidelidade e uma atitude perante as coisas despida de preconceitos, hipocrisia e mentira
fidelidade e dizer amo a natureza , e saber dela cuidar e não esperar que ela se cuida a ela mesma
fidelidade e dizer a um amigo podes contar comigo e dar lhe o ombro ainda antes de ele chorar
fidelidade não é nem nunca será definido por um qualquer contrato ou termo
fidelidade nasce de nos mesmos e daquilo que temos ou queremos dar de forma sincera e verdadeira
todo o contrario e pura mentira ou fantasia
beijo enorme de cumplicidade :)
ps: avisa a Ines que se não estudar , vou lhe buscar o gatinho de castigo :D
Boas! =)
Encontro sempre aqui bons textos, que nos deixam sempre um mensagem, e que boa mensagem.
Fidelidade é com certeza aquilo que descreves: " ... não é um compromisso que fazemos com os que nos rodeiam, mas sim com o nosso sentimento e connosco próprios...".
Porque, afinal, se esse compromisso não existir em nós, como vamos alguma vez comprometer-nos à fidelidade para com os outros?
Beijinhos,
Bom fim-de-semana.
Comentar post