Terça-feira, 27 de Outubro de 2009
Evolução

 

Uma ave quando vê um peixe num rio, mergulha e toma-o no bico para saciar a sua fome.

Mas, quando o peixe é grande e pesado, ela devolve-o ao rio, porque sabe dos perigos que corre se permanecer por muito tempo fora das alturas que a protegem.

 

A lagosta cresce formando e largando uma série de cascas duras e protectoras. Cada vez que ela se expande, de dentro para fora, a casca confinante tem de ser mudada. A lagosta fica exposta e vulnerável até que, com o tempo, um novo revestimento vem substituir o antigo.

 

A cada passagem de um estágio de crescimento humano para outro, também temos de mudar uma estrutura de protecção. Ficamos expostos e vulneráveis, mas também efervescentes e embriônicos novamente, capazes de nos extendermos de modo antes ignorado.

 

Essas mudanças de pele podem durar vários anos! Entretanto, se sairmos, de cada uma dessas passagens, entramos num período mais prolongado e mais estável, no qual podemos esperar relativa tranquilidade e uma sensação de reconquista de equilíbrio.

 

À medida que crescemos, experiênciamos diversas coisas na nossa vida, vamos adoptando posturas e conhecimentos preciosos. Assim como a Ave, que descrevi em cima, vamos sabendo diferenciar situações de perigo e adoptando as medidas necessárias para nos protegermos.

 

Mais do que o nosso aspecto físico, o que muda em nós ao longo do tempo é a forma como vemos o mundo que nos rodeia, a forma como sentimos o ambiente que nos envolve, tudo o que aprendemos e apreendemos ao longo da nossa vida e nos torna naquilo que somos em cada momento.

 

A expressão “se eu soubesse o que sei hoje” evidencia que em determinada altura da vida reagimos de uma forma que hoje não faz mais sentido porque entretanto fomos incorporando em nós o saber da experiência do que já passou. Sem dúvida que hoje sabemos mais que sabiamos ontem... evoluímos, experienciámos e aumentámos o nosso conhecimento!

 

O tempo passa por nós e nós vamos mudando quase sem percebermos que isso nos acontece, a verdadeira idade tem exactamente a ver com aquilo que nós aprendemos ao vivermos dia após dia. A idade física é apenas um referencial que teimamos manter e que tantas vezes serve de meio de discriminação de alguns.

 

O tempo passa, nós mudamos e o importante é conseguirmos ir mudando de forma a procurar o nosso equilíbrio e o nosso sentido de vida. E tal como nós, estes também vão mudando, fruto da nossa vivência e da nossa própria mudança, evolução, crescimento ou amadurecimento.

 

Como é bom ter esta possibilidade de evoluir sempre!

 



publicado por Sheila às 00:20
link do post | comentar | favorito

9 comentários:
De cuidandodemim a 27 de Outubro de 2009 às 00:28
Exactamente amiga, o teu último parágrafo disse tudo. O importante é crescermos no sentido de nos conhecermos melhor a nós próprios e de forma a sermos cada dia mais e melhor... De forma a compreendermos um pouco mais a nós, aos outros e à própria vida.... de forma a sabermos o que queremos a cada momento para nós e para os que nos rodeiam... De forma a percebermos os objectivos que queremos alcançar e o sentido que queremos dar à nossa vida...
Bjns


De Sheila a 27 de Outubro de 2009 às 00:47
Olá linda :)
Acho que por vezes é necessário pararmos e avaliarmos se estamos de facto a evoluir ou se apenas vamos (sobre) vivendo. Nem sempre é a olhar para o passado que o conseguimos mas sim e como bem indicas é a conhecermo-nos melhor e a sermos cada dia mais e melhor.
Grande beijo para ti amiga


De comecardenovopt.blogspot.com a 27 de Outubro de 2009 às 01:33
Penso que não é a primeira vez que estamos em sintonio, pois não? É que o meu post no Começar de Novo- Somos seres limitados e ilimitados - fala precisamente da evolução. Muito bom este teu texto também. Um beijinho e espero que descanses bastante e que a tua cunahada se recupere. Até breve, amiga.
Emília


De Sheila a 29 de Outubro de 2009 às 00:26
E como é boa esta sintonia :)
bem haja minha querida, por este acompanhamento e carinhos diários.
A minha cunhada já saiu ontem do IPO e estou confiante que vai correr tudo pelo melhor, ela bem o merece!
Beijinhos doces amiga
Noite feliz!


De Marta M a 27 de Outubro de 2009 às 11:11
Katy:
Esrevi ontem no meu blog sobre a paciência ou, no caso, da falta dela. Ou de como não a podemos "pedir" mas sim, desenvolver.
E dos perigos que encerraria uma suposta "magia" que noi-la desse sem passar pelos estágios que implicam a sua incorporação controlada e consciente.
Vejo que o assunto é recorrente e que, tantos/as de nós a procuram, a desenvolvem, e a reforçam...mas no fundo todos aprendemos a ser melhores e mais fortes nesse exercício que pode levar toda uma vida.
Obrigada por mais uma boa reflexão.
Abraço de Coimbra ;)


De Marta M a 27 de Outubro de 2009 às 11:13
Errata: "Escreve e no-la"
Desculpem é o tempo que é escasso e eu tento fazer tantas coisas com o dia que só vai tendo 24h...
;)


De Sheila a 29 de Outubro de 2009 às 00:33
Olá Marta :)

Acredita que uma das facetas que mais tento desenvolver é sem dúvida a da paciência! Não tenho dúvidas que me tornei numa pessoa mais nervosa desde que a minha filha nasceu. Não sei se por ela me ter dado um ano e meio para esquecer (para esquecer mesmo!!!!!! lol), mas também vivo muito intensamente e às vezes falta-me paciência para uma data de coisas. Sem dúvida que temos q passar por estágios que implicam a tal incorporação controlada e consciente, e só desta forma podemos evoluir.
Linda, obrigada por maus um excelente comentário :)
Espero que esteja tudo a correr pelo melhor e que estejas a gostar. Agora com a alteração da hora é que custa um cadito mais não é? Custa-me tanto sair de noite do trabalho... aiiii
Beijo enorme para ti
Até breve :)


De cumplicedotempo a 28 de Outubro de 2009 às 21:34
sabes amiga sou incapaz de dizer " se eu soubesse o que sei hoje"
porque acho que hoje tal ontem sei aquilo que deveria saber , pois de outra forma talvez nunca se quer me exclamasse sobre aquilo que sei ou não sei
de tudo bom ou mau que tenha passado , tudo de uma certa forma me ensinou a crescer e a ser aquilo que sou hoje
verdade sou muitíssimo mais equilibrado sem duvida , sedento de saber hoje e sempre , mas olho me ao espelho e não duvido se quer , que passar por o que passei e que me ajudou a chegar a aquilo que eu hoje sou e do qual me orgulho
com outra visão das coisas , outra ponderação , outra sensatez
outra forma de encarar cada dia , outra atitude ao acordar , outra leveza no passar do dia , e outra calmaria ao me deitar

e então não o posso dizer , pois não saber ontem e que levou a lutar por saber, para que o hoje fosse diferente ,se assim não fosse talvez ainda hoje me mantivesse na ignorância

cada dia e um belíssimo dia para se aprender algo mais
que numa contradição tão bem se define
"o saber não ocupa espaço, mas consegue sem duvida nos preencher"

beijo cúmplice doce amiga , espero que esteja tudo óptimo contigo e com os teus :)


De Sheila a 29 de Outubro de 2009 às 00:45
sabes eu por vezes digo essa expressão, principalmente em situações mais concretas e no meu caso relaccionadas com as escolhas que fiz a nível laboral. O passado está em nós como um espelho que se reflecte no hoje e no amanhã. Costumo dizer que aprendo sempre alguma coisa nova todos os dias e isso preenche-me imenso. Amanhã sou eu na mesma, porém sempre mais enriquecida pelo dia que tive hoje e pelo dia de ontem que ajudou a reforçar o meu saber de hoje e me faz continuar acreditar que amanhã o dia vai ser melhor ainda :)
Tenho aparecido de fugida, tenho andado a mil (para não variar), acho que me canso mais se parar lol mas ontem e porque hoje ia para uma conferência no Porto deitei-me às 23h30... já não me lembrava de uma coisa destas acontecer LOL
Ando é assim com um friozinho na barriga... na 6ªf e se a matricula chegar amanhã... vou buscar o meu novo "brinquedo", depois conto-te :)
Um beijo enorme e muito doce para ti meu cumplice querido :)

Ps: a Inês entrou numa fase de testes... que acabou hoje! Os últimos serões têm sido intensos a passar-lhe trabalhos, e a tentar que ela perceba as coisas, mas é tão preguiçosa que eu começo a ficar preocupada. Não leva os estudos minimamente a sério! Mas também não vou stressar... mais dia menos dia ela encontrará o seu "norte" lol
Beijo grande GRANDE


Comentar post

* mais sobre mim
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* Doces Miminhos
* pesquisar
 
* Doces Visitas (desde 9 MAR 2009)
Hit Counter
* Playlist


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

* Time



More Cool Stuff At POQbum.com

* Contador de Doces Refugiados
free counters
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!