Quarta-feira, 7 de Outubro de 2009
Sonhos

 

Um sonho é aquele que é sonhado durante o nosso sono, mas é também tudo aquilo que ambicionamos acordados de forma consciente.

 

Enquanto dormimos não temos qualquer controlo sobre os nossos sonhos, porque sonhamos sem conseguirmos decidir o que se passa nesse sonho, assim como não conseguimos sequer decidir parar de sonhar ou alterar o que estamos a sonhar. Se estivermos a sonhar algo de muito mau, temos que passar pela experiência e habitualmente quando acordamos não tivemos um sonho mas sim um pesadelo. É habitual acordarmos e não termos qualquer recordação do sonho em si, e ficarmos apenas com uma vaga lembrança do que sonhámos, pequenos fragmentos que ficam guardados na nossa memória.

 

Já o que ambicionamos é um acto consciente em que sonhamos acordados, em que traçamos planos e quanto mais impossíveis nos parecem esses planos mais vontade temos de lhes chamar sonhos. É curioso que aqui temos controlo sobre o que sonhamos, podemos escolher o que faz parte do nosso sonho e tudo fazemos para que estes sonhos sejam sempre bons.

Raramente as coisas más são sonhadas conscientemente, essas deixamos para as nossas angústias, para os nossos medos, para as nossas desconfianças e indecisões... mas nunca para os nossos sonhos. Também não creio que existam pesadelos sonhados conscientemente, os únicos pesadelos que temos enquanto estamos acordados são efectivamente as coisas más que vivemos, os problemas que nos aparecem sem os chamarmos, e isso nada tem a ver com o sonho!

 

É giro que, e habitualmente, quando nos despedimos de alguém à noite desejamos quase sempre "bons sonhos" a essa pessoa, porque conscientemente sabemos que ela vai ser incapaz de controlar os seus sonhos. Quando sentimos alguém a sonhar acordado, não precisamos de lhe desejar “bons sonhos” pois sabemos que os seus sonhos vão ser, com toda a certeza, excelentes sonhos!

 

Desejo sempre “Sonhos Doces” e parafraseando Paulo Coelho, “O Mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus SONHOS"!

 



publicado por Sheila às 14:53
link do post | comentar | favorito

10 comentários:
De Selene a 7 de Outubro de 2009 às 17:59
Concordo...Os sonhos conscientes estão nas nossas mãos mas os inconscientes não.
É mesmo caso de desejar bons sonhos pois às vezes tenho pesadelos que parecem tão reais que quando acordo não fico bem, sinto-me estranha e tenho de dizer para mim muitas vezes que "já passou, foi um sonho"...
Quanto aos sonhos bons conscientes mesmo nesses penso no que de mal pode acontecer, não são sonhos cor-de-rosa embora queira acreditar que vais correr tudo bem...
Beijinhos!


De Sheila a 8 de Outubro de 2009 às 19:15
Linda,
Na vida temos que manter um pensamento positivo sempre, mas ter também bem presente que há coisas que vão correr mal. O que eu acho é que se aceitarmos positivamente as coisas más, que acabamos por saber lidar melhor com elas.
Acima de tudo nunca perder a capacidade de sonhar, porque ai a vida torna-se um pesadelo.
Um beijo enorme e cheio de carinho para ti minha querida :)


De cuidandodemim a 7 de Outubro de 2009 às 22:21
Eu quando digo "bons sonhos" estou a desejar que a pessoa tenha um bom sono... Mas tens razão, tinha mais sentido se o dissessemos com a pessoa acordada. Numa despedida ficaria bem dizer: até à próxima, tem bons sonhos na tua vida! E não os sonhes somente, vai em busca deles!
Bjns


De Sheila a 13 de Outubro de 2009 às 01:24
Que lindo amiga :)
Adorei o teu conselho para uma forma de despedida
"até à próxima, tem bons sonhos na tua vida! E não os sonhes somente, vai em busca deles!"
É sem dúvida isso que também desejo :))
Grade beijo


De comunicadoras a 7 de Outubro de 2009 às 23:02
Oi Amiga
" O sonho comanda a vida"
Já sonhei muito, voava o mais alto que podia, fui sonhando e o sonho foi baixando, hoje sonho com o sonho projectado noutros, não para mim, mas ao mesmo tempo a esperança de ver esses sonhos , também me dão força para viver.~
Sonha amiga....acordada baila com eles deixa-te levar, quando dormes ..se for mau....não ligues nada desejastes daquilo com que sonhaste...era tudo um faz de conta.
Até breve
Herminia


De Sheila a 13 de Outubro de 2009 às 01:28
Olá querida :)
O sonho é fundamental, seja ele consciente ou sonhado :)
Eu desejo que nunca te falte a força de viver, mesmo passando por contrariedades, encontrando pesadelos pelo caminho, é sem duvida fundamental manter objectivos, ligarmo-nos aquilo que nos é importante e nos dá alento para viver.
Um grande beijinho para ti

Ps: hoje falei com a tua filhota, um encanto e tenho a certeza que é um dos teus sonhos realizados :)
Até breve
Sheila


De green.eyes a 8 de Outubro de 2009 às 09:07
Amiga e qual sera a melhor maneira de sonhar !!
a dormir ou acordada ???

Beijinho

P.S. acabei ontem de ler o livro que me enviou


De Sheila a 13 de Outubro de 2009 às 01:35
Olá linda :)
A melhor maneira de sonhar é continuar sempre a sonhar... irmos conquistando pequenas felicidades, mesmo que tenhamos que passar por alguns pesadelos, afinal são estes que nos ensinam a valorizar os sonhos bons :)
Também acredito que o que sonhamos a dormir são mensagens que vamos recebendo, que nem sempre conseguimos descodificar, até um dia, em que temos um deja vu, ou algo que sonhámos acontece de facto, ou algum problema que conseguimos resolver porque durante o sonho dormido nos foi permitido reconhecer uma forma de resolvermos determinado problema que levámos connosco antes de adormecermos. Em suma as duas vertentes do sonho são importantes nas nossas vidas, e acima de tudo que nunca percamos a capacidade de sonhar em todas as vertentes que nos forem possíveis e imaginárias lol
Muitos beijinhos amiga

Ps: espero que tenhas gostado, eu vou a meio, na parte em que o Caleb luta contra a mãe em defesa da Andy :) É um livro com um registo diferente do que estou habituada, ou que habitualmente leio, e sem dúvida alguma que me tem prendido atenção, o sono e o cansaço é que não têm sido grandes aliados lol


De cumplicedotempo a 8 de Outubro de 2009 às 14:30
penso que acreditaras em mim se te disser que os meus sonhos acontecem da forma mais desperta possível
esta nossa capacidade de nos libertamos e nela edificarmos castelos onde os nossos olhos somente vêem pequenas cabanas de madeira solta , de prolongarmos simples abraços que no comprimento dos nossos braços se acabem fisicamente em cumplicidades infinitas , de transformar beijos que no desencostar dos lábios terminam em auto estradas infinitas de prazer
bastando para tal , nos deixar mos levar , dar asas ao que de melhor em nos existe , e nesse despertar encontramos um ponto que nos guie de forma a podermos no dia a dia desde a forma mais simples a mais complicada pormos estes sonhos em pratica
penso que esta capacidade de sonharmos acordado é que ensina o nosso sub-consciente da mesma forma o fazer aquando estamos a dormir :)


De Sheila a 13 de Outubro de 2009 às 01:39
acho que és um sonhador nato e revelas isso mesmo nos teus posts: sonhas, relatas, vives o sonho intensamente e extrais dele tudo de bom, tudo de positivo e belo em todos os sentidos e ainda tens a capacidade de me fazeres sonhar com os teus próprios sonhos e isso meu cúmplice é mágico!
E não podia estar mais de acordo com "penso que esta capacidade de sonharmos acordado é que ensina o nosso sub-consciente da mesma forma o fazer aquando estamos a dormir :)"

Muitos Beijinhos cumplices para ti
Sonhos doces Feliz :)


Comentar post

* mais sobre mim
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* Doces Miminhos
* pesquisar
 
* Doces Visitas (desde 9 MAR 2009)
Hit Counter
* Playlist


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

* Time



More Cool Stuff At POQbum.com

* Contador de Doces Refugiados
free counters
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!