Quarta-feira, 2 de Setembro de 2009
O Rio que não gostava de mudar...

 

 

"Movimento significa contínua transformação, mudança, aprendizagem. Significa também evolução. Isso faz-me lembrar uma história sobre o sentido da vida. Ela diz que somos todos como um rio que vai descendo, procurando o melhor caminho. Podemos enganar-nos muitas vezes mas isso fará parte da aprendizagem e não da derrota.

Podemos sentir-nos cansados de tudo ou até deprimidos e querermos até desistir. Então, parados, transformamo-nos em lagos, para assim podermos provar que estamos sozinhos e que o universo em redor, com a sua mania de movimento e transformação, não nos diz respeito e tudo que se dane...

No entanto, começa a cair uma chuvinha irritante que termina fazendo-nos transbordar e lá vai o rio descendo novamente e seguindo caminho...

O rio, então, muda-se para um lugar onde não chove e ele possa continuar a sua reclusão em paz, onde ele possa sofrer sozinho sem ninguém para lhe dar lições de moral.

Mas acaba por descobrir que aos poucos está a transformar-se em vapor, subindo para o céu para se tornar uma nuvem. Ele até pensa em aproveitar e seguir como uma nuvem até o pólo sul, onde desceria como neve e ficaria como aquelas montanhas de gelo, solitárias e auto-suficientes.

Mas só de pensar no quanto teria de se transformar, desiste. Além do mais quem garante que até elas não evaporem mesmo com o sol fraco dos pólos?

O rio decide esconder-se numa caverna profunda, a mais profunda que houvesse, no centro do planeta, onde enfim pudesse ser um pequeno lago, eternamente tranquilo e sem ninguém a dar-lhe conselhos sobre evolução e transformação.

Foi um esforço tremendo. Teve primeiro que transformar-se em chuva e humedecer bem as rochas, depois penetrá-las e descer por dentro delas, tendo sempre que buscar reforço quando o calor ameaçava estragar tudo.

Pensou várias vezes em desistir mas aquilo era a sua única saída. Sabia que talvez levasse toda a vida para provar a sua tese mas valeria a pena.

Por fim terminou e conseguiu. Tornou-se lago no fundo da caverna mais profunda. Mostrou ao mundo que podia ficar deprimido e desistir de tudo, tinha esse direito de não querer seguir em frente, de não querer transformar-se. Então, completamente exausto, sorriu satisfeito e morreu.

E a morte veio saudar-lhe com todas as honras. Afinal, um rio que dedicou a sua vida inteira a transformar-se no lago mais distante da mais profunda caverna, e conseguiu, é mesmo um rio bem especial. Um rio que captou como nenhum outro que a evolução é o sentido da vida.

 

Tudo se transforma, cada um a seu modo, ainda que insista em não se transformar, porque somos a própria evolução."

 

 Desconheço o autor deste texto, mas reconheço o imenso fundo de verdade que este texto me revela e transmite. 

Relativamente ao DESAFIO publicado aqui e dado estar a ter uma semana terrível de trabalho, só no fim de semana é que irei divulgar os textos recebidos e comunicar o/a Vencedor(a).

Por isso e até Sábado podem ainda participar... xiiiimmm??

 

PS: Lamento andar ausente, mas este início de quadrimestre está a ser terrívelmente terrível... bolas!!!!!!  Bem e vou voltar ao trabalho snniiff...

 



publicado por Sheila às 23:38
link do post | comentar | favorito

15 comentários:
De descobrirafelicidade a 3 de Setembro de 2009 às 19:35
Mais uma coincidência: O meu post de ontem foi justamente sobre o sentido da vida. Só que noutra perspectiva. Esta, a da mudança e transformação, é essencial no pensamento antigo chinês em que a realidade é percebida como um processo cíclico de mudança contínua. Não conhecia este texto e agradeço-te muito teres-me dado a conhece-lo.
Abraço


De a 3 de Setembro de 2009 às 22:53
oi mana... sou eu!!! vim esptreitar o teu cantinho...
Só te quero desejar um bom resto de semana e um excelente fim de semana!isto de voltar ao trabalho devía ter regras. por ex, deviamos na primeira semana trabalhar apenas 3 ou 4 dias para nos irmos habituando...
Assim a canseira nao era tanta!
Que tal?

Bzocas


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 19:39
Minha maninha linda :)
custa sempre retomar eu sei e na tua profissão ainda mais custa voltar ao ram ram da rotina. Mas a semana passa depressa e teremos os fins de semana para fazer outras coisas. Na primeira semana deviamos era trabalhar 3 ou 4 HORAS e ir o resto do dia descansar LOL , era o ideal!
Tive uma semana de loucos e fui promovida a mais trabalho e responsabilidades, mas depois conto-te pessoalmente!
Espero que estejas bem e a aguentar-te, temos que marcar almoçar durante a semana. Amanhã vamos para a praia. A Inês lá viu que o meu sobrinho preferido não tinha ido à escola esta semana... espero que ele esteja bem também e recuperado.
É bom ter-te aqui no meu refúgio. Neste mundo virtual apenas sentimos as pessoas do outro lado, não sabemos bem quem está do outro lado, mas quando conhecemos e tão bem como te conheço a ti, é muito especial mesmo!
Beijo doce mana do meu coração


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 01:54
OLá :)
Mil perdões mas ainda não consegui ir ao teu cantinho. Mas não me vou deitar sem lá passar hoje. Palavra de honra!
É sempre bom sinal quando há sintonia na forma como pensamos e ao que nos prende atenção :)
Fico feliz por partilhar mais um texto que me transmite uma mensagem tão boa e que agora tu também conheces :)
Beijinhos para ti


Comentar post

* mais sobre mim
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* pesquisar