Quarta-feira, 2 de Setembro de 2009
O Rio que não gostava de mudar...

 

 

"Movimento significa contínua transformação, mudança, aprendizagem. Significa também evolução. Isso faz-me lembrar uma história sobre o sentido da vida. Ela diz que somos todos como um rio que vai descendo, procurando o melhor caminho. Podemos enganar-nos muitas vezes mas isso fará parte da aprendizagem e não da derrota.

Podemos sentir-nos cansados de tudo ou até deprimidos e querermos até desistir. Então, parados, transformamo-nos em lagos, para assim podermos provar que estamos sozinhos e que o universo em redor, com a sua mania de movimento e transformação, não nos diz respeito e tudo que se dane...

No entanto, começa a cair uma chuvinha irritante que termina fazendo-nos transbordar e lá vai o rio descendo novamente e seguindo caminho...

O rio, então, muda-se para um lugar onde não chove e ele possa continuar a sua reclusão em paz, onde ele possa sofrer sozinho sem ninguém para lhe dar lições de moral.

Mas acaba por descobrir que aos poucos está a transformar-se em vapor, subindo para o céu para se tornar uma nuvem. Ele até pensa em aproveitar e seguir como uma nuvem até o pólo sul, onde desceria como neve e ficaria como aquelas montanhas de gelo, solitárias e auto-suficientes.

Mas só de pensar no quanto teria de se transformar, desiste. Além do mais quem garante que até elas não evaporem mesmo com o sol fraco dos pólos?

O rio decide esconder-se numa caverna profunda, a mais profunda que houvesse, no centro do planeta, onde enfim pudesse ser um pequeno lago, eternamente tranquilo e sem ninguém a dar-lhe conselhos sobre evolução e transformação.

Foi um esforço tremendo. Teve primeiro que transformar-se em chuva e humedecer bem as rochas, depois penetrá-las e descer por dentro delas, tendo sempre que buscar reforço quando o calor ameaçava estragar tudo.

Pensou várias vezes em desistir mas aquilo era a sua única saída. Sabia que talvez levasse toda a vida para provar a sua tese mas valeria a pena.

Por fim terminou e conseguiu. Tornou-se lago no fundo da caverna mais profunda. Mostrou ao mundo que podia ficar deprimido e desistir de tudo, tinha esse direito de não querer seguir em frente, de não querer transformar-se. Então, completamente exausto, sorriu satisfeito e morreu.

E a morte veio saudar-lhe com todas as honras. Afinal, um rio que dedicou a sua vida inteira a transformar-se no lago mais distante da mais profunda caverna, e conseguiu, é mesmo um rio bem especial. Um rio que captou como nenhum outro que a evolução é o sentido da vida.

 

Tudo se transforma, cada um a seu modo, ainda que insista em não se transformar, porque somos a própria evolução."

 

 Desconheço o autor deste texto, mas reconheço o imenso fundo de verdade que este texto me revela e transmite. 

Relativamente ao DESAFIO publicado aqui e dado estar a ter uma semana terrível de trabalho, só no fim de semana é que irei divulgar os textos recebidos e comunicar o/a Vencedor(a).

Por isso e até Sábado podem ainda participar... xiiiimmm??

 

PS: Lamento andar ausente, mas este início de quadrimestre está a ser terrívelmente terrível... bolas!!!!!!  Bem e vou voltar ao trabalho snniiff...

 



publicado por Sheila às 23:38
link do post | comentar | favorito

15 comentários:
De cuidandodemim a 3 de Setembro de 2009 às 14:52
Era um rio persistente e teimoso, mas que sabia perfeitamente o que queria, apesar de querer a solidão e de não querer mudar...
Quanto ao desafio, não enviei texto, mas escrevi sobre sensibilidade no meu cantinho :)
Bom trabalho ( e que não seja em demasia!)
Bjns


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 01:38
É verdade, um rio persistente mas que apesar da solidão conseguiu o que queria!
Linda, eu vou considerar o teu texto para o desafio, independentemente de o teres publicado no teu cantinho. (faço copy paste sim? :))
Quanto ao trabalho, uma coisa gira aconteceu!
Estava a dar uma vista de olhos no jornal do Lidl, enquanto fazia o jantar e acabei por me rir sozinha lol quando começo a ler o horóscopo e eis que diz o seguinte:
"...A evolução profissional poderá ser uma realidade obrigando-o a uma entrega superior ao normal. O bom relaccionamento com chefes ou superiores será notório.."
E não é que vivo uma situação exactamente assim! Há coisas levadas da breca LOLOL
A nível de trabalho é uma fase, com projectos e deadlines a fechar, muita coisa acontecer, o que vale é que são coisas que apesar do esforço pessoal e cansaço me têm dado um gozo enorme e quem corre por gosto...

Beijinhos doces


De green.eyes a 3 de Setembro de 2009 às 16:07
A persistência é uma arma algo poderosa que todos possuímos , uns mais outros menos.

Bom trabalho linda
Beijinho


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 01:40
Sem dúvida alguma minha querida. Persistência é daquelas palavras que devia estar sempre na letra A do dicionário das nossas vidas!

Tudo de bom para ti amiga linda
Beijo doce com carinho


De cumplicedotempo a 3 de Setembro de 2009 às 18:31
esse texto realmente faz nos pensar na persistência e no acreditar que podemos sempre alcançar os nossos mais íntimos desejos
mesmo que em nossa volta tudo o contraria
devemos lutar pelo nossos ideais , mesmo que para isso por vezes tenhamos que voltar completamente do nada
são as mutações da vida , a reciclagem da nossa realização pessoal que por vezes com o passar dos anos tanto se transformem
mas se com isso atingir mos a nossa felicidade seja ela de que maneira for , será sempre compensador

o rio optou pela solidão , la teria suas razões :)

beijo cúmplice

ps: amiga deixei te uma mensagem no Gmail espero que a tenhas visto :)


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 01:48
Nunca podemos deixar de acreditar que a nossa persistência é sem dúvida essencial no alcançar do muito que desejamos para nós!
E por mais vicissitudes que a vida nos traga, acima de tudo devemos ser fieis aos nossos desejos e ideais, e aproveitarmos a vida para conseguirmos realizar pelo menos uma coisa que nos seja mesmo importante. Persistir e resistir sempre... devemos isso à vida, mas acima de tudo a nós próprios :)
O rio optou pela solidão diz-nos o texto... mas no fundo ele nunca esteve só, afinal e para concretizar o seu anseio contou sempre com a ajuda que o rodeava, não foi? :)))

Beijinhos doces meu querido amigo

PS: É claro que vi a mensagem, desculpa ainda não ter respondido, mas fica tranquilo que o texto vai entrar no desafio :)
Bom resto de semana. Amanhã é 6ª iiiuupiiiiiii nem mesmo as reuniões que tenho marcadas para a amanhã me vão "abanar" o humor! Chego mesmo feliz ao final da semana, e sábado parece que vou ter bom tempo para a praia! Setembro no seu melhor, espero eu! LOL
Beijocas


De descobrirafelicidade a 3 de Setembro de 2009 às 19:35
Mais uma coincidência: O meu post de ontem foi justamente sobre o sentido da vida. Só que noutra perspectiva. Esta, a da mudança e transformação, é essencial no pensamento antigo chinês em que a realidade é percebida como um processo cíclico de mudança contínua. Não conhecia este texto e agradeço-te muito teres-me dado a conhece-lo.
Abraço


De a 3 de Setembro de 2009 às 22:53
oi mana... sou eu!!! vim esptreitar o teu cantinho...
Só te quero desejar um bom resto de semana e um excelente fim de semana!isto de voltar ao trabalho devía ter regras. por ex, deviamos na primeira semana trabalhar apenas 3 ou 4 dias para nos irmos habituando...
Assim a canseira nao era tanta!
Que tal?

Bzocas


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 19:39
Minha maninha linda :)
custa sempre retomar eu sei e na tua profissão ainda mais custa voltar ao ram ram da rotina. Mas a semana passa depressa e teremos os fins de semana para fazer outras coisas. Na primeira semana deviamos era trabalhar 3 ou 4 HORAS e ir o resto do dia descansar LOL , era o ideal!
Tive uma semana de loucos e fui promovida a mais trabalho e responsabilidades, mas depois conto-te pessoalmente!
Espero que estejas bem e a aguentar-te, temos que marcar almoçar durante a semana. Amanhã vamos para a praia. A Inês lá viu que o meu sobrinho preferido não tinha ido à escola esta semana... espero que ele esteja bem também e recuperado.
É bom ter-te aqui no meu refúgio. Neste mundo virtual apenas sentimos as pessoas do outro lado, não sabemos bem quem está do outro lado, mas quando conhecemos e tão bem como te conheço a ti, é muito especial mesmo!
Beijo doce mana do meu coração


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 01:54
OLá :)
Mil perdões mas ainda não consegui ir ao teu cantinho. Mas não me vou deitar sem lá passar hoje. Palavra de honra!
É sempre bom sinal quando há sintonia na forma como pensamos e ao que nos prende atenção :)
Fico feliz por partilhar mais um texto que me transmite uma mensagem tão boa e que agora tu também conheces :)
Beijinhos para ti


De comecardenovopt.blogspot.com a 3 de Setembro de 2009 às 23:20
Mais uma vez a natureza a dar lições de vida a nós humanos. Desta vez é o rio, um elemento da natureza que tanto contribui para a nossa evolução como seres vivos. Quanto a nós..., agradecemos-lhe, dificultando de todas as maneiras o seu percurso...; não temos o mínimo respeito pelas suas águas, pelo seu leito, pelas suas margens, Ele teima e esforça-se para nos contrarias; há os que conseguem e lá vão , mas, infelizmente, há aqueles que, mais fracos, acabam por serem por nós vencidos. Mais um vez este texto vem provar que tudo se transforma e evolui naturalmente e nós humanos teimamos em contrarias essa evolução natural das coisas. Vamos lá!!! Deixemos a terra, os mares e os rios em paz!!! Eles precisam seguir o seu caminho! Aprendamos com eles!!! Já é mais que tempo!!! Beijinhos

Emília


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 02:09
Olá amiga
É verdade mais uma lição de vida que enriquece o nosso conhecimento. E o teu ponto de vista também o partilho, é incrivel como o ser humano passa uma vida a contrariar o curso normal das coisas. Tudo se transforma e evolui naturalmente, uma grande verdade mesmo!
Já tás mais animadita? :))))
Beijinhos doces e uma noite feliz amiga linda


De comecardenovopt.blogspot.com a 4 de Setembro de 2009 às 11:50
Obrigad, amiga; já estou mais anumada, sim..; quando vemos os olhos de uma pessoa querida a briharem de novo, ficamos logo com outra luz. Tu tens uma filha..., sabes bem como é. Só espero que esse brilho se mantenha. Um beijinho cheiinho de brilho para ti, amiga.

Emília


De euempapel (Sindarin) a 4 de Setembro de 2009 às 00:01
olá amiga este tesxto é muito bonito. E a evolução é o sentido em k todos nós devemos seguir pena k a alguns custe tanto. Um grande beijinho. Já respondi ao teu mail. Um grande beijinho. Obrigada


De Sheila a 4 de Setembro de 2009 às 02:13
:)
Também gostei imenso do texto. Toca-me de tão verdadeiro e real que é quando o transpomos para a nossa vida. E sem persistência não há evolução. Eu acredito que estamos cá por algum motivo e temos que viver a vida conforme o curso que ela tome. Quanto mais contrariamos pior é, por isso há que persistir nos sonhos, nos ideais, nas realizações, em tudo o que possa ser possível de acontecer!
Um grande beijinho de boa noite para ti


Comentar post

* mais sobre mim
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* Doces Miminhos
* pesquisar
 
* Doces Visitas (desde 9 MAR 2009)
Hit Counter
* Playlist


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

* Time



More Cool Stuff At POQbum.com

* Contador de Doces Refugiados
free counters
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!