Sábado, 15 de Agosto de 2009
Aprendizagens II

 

 

O Carvalho e o Eucalipto 

 

 O carvalho e o eucalipto são duas espécies de árvores belíssimas, até muito parecidas em alguns aspectos, porém na sua essência, muito diferentes.

 

O carvalho é tão duro e tão resistente que, quando vem uma tempestade ele resiste até quebrar.

O carvalho é usado pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente. Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorrentes numa determinada floresta eles observam logo o carvalho (existindo no local, é claro) que naturalmente é a árvore que mais absorve as consequências de tempestades e temporais. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica! As suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule torna-se mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!

Mas não pensem que os cientistas precisam de fazer estas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho. Devido a absorver as consequências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força, muitas vezes uma aparência triste!

Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça! Numa grande tempestade muitas árvores são arrancadas mas o carvalho permanece firme!

 

Assim somos nós. Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficarmos mais fortes! Um pouco marcados. Muitas vezes com a aparência abatida, mas fortes! Com raízes bem firmes e profundas na terra!

 

O eucalipto por sua vez, é flexível, maleável elegante até para bailar diante das tempestades, como um sábio que percebe que aquilo significa apenas alguns momentos rápidos necessários para sua bela e harmoniosa natureza.

 

Mas a diferença destas duas árvores no término da tempestade é extremamente danosa.

Se acontecer ao carvalho cair no chão, porque muitas vezes ele pode não resistir, só resta a morte, enquanto o eucalipto, com postura de vencedor, continuará com todas as honras no ciclo de vida naturalmente intacto.

 

Nós também fazemos parte da natureza, e quando tomamos uma atitude endurecida com a vida, não aceitando as experiências que vêm ao nosso encontro, com certeza sairemos magoados. Aceitar é libertar, é a forma mais inteligente e sábia de vivificarmos experiências, assim crescendo e aprendendo.

 

Todos os acontecimentos nos trazem grandes lições de sabedoria, desde é claro, que saibamos observar esses acontecimentos, tão necessários para toda nossa vida, que um dia fomos colocados aqui para experimentar.

 

Votos de um excelente Fim de Semana  



publicado por Sheila às 02:00
link do post | comentar | favorito

14 comentários:
De cuidandodemim a 15 de Agosto de 2009 às 14:35
Outro ensinamento. O de saber resistir sem se abater. E se abatido, não ficar caído e magoado, mas saber perdoar a vida e levantar-se outra vez...
Bjns


De Sheila a 16 de Agosto de 2009 às 01:58
sim e aceitar quando as coisas correm mal e não nos deixarmos abater por isso. Para mim o pior sentimento que uma pessoa pode sentir é pena dela própria e tornar-se a vitima, nestas situações o "dar a volta" torna-se sempre muito mais dificil.
Beijinhos doce e um óptimo Domingo :)


De cumplicedotempo a 15 de Agosto de 2009 às 17:55
tal como falas nas raízes criadas pelas árvores
cabe nos a nos criar bases fortes e sustentáveis , para com isso podermos enfrentar os desafios que a vida nos presenteia
são essas raízes de nos mesmos que nos permitem mais tarde serem bases para quem amamos e com eles lutar por um futuro conjunto , enfrentar as agruras, as tristezas os momentos menos bons
como mãe e mulher saberás isso , sem esta sustentação de nos mesmos , sairíamos sempre derrotados a mínima tempestade


De Sheila a 16 de Agosto de 2009 às 02:03
Sem dúvida que nem sempre é tarefa fácil criar fortes raizes e em muitas situações conseguimo-lo quando apenas encontramos aquela estabilidade e equilibrio tão necessárias a isso. Mas se nós não formos fortes connosco próprios o suficiente jamais alguém o será por nós e jamais conseguiremos sê-lo com aqueles que amamos. E para mim a tal base tem que vir de nós próprios e quando vem "alastra-se" bem mais facilmente aos que nos rodeiam.
Mais uma vez estamos em sintonia meu cúmplice :)


De cumplicedotempo a 15 de Agosto de 2009 às 17:56
malandro do clique , que não me deixou se quer despedir me e desejar te um óptimo fim de semana
que tenho certeza já estas a aproveitar ao máximo ;)

beijos cúmplices


De Sheila a 16 de Agosto de 2009 às 02:10
:)
eu agora foi de propósito ...
O fim de semana tá a correr bem :) Hoje andámos aqui pelo Estoril, fizemos uma prainha durante a tarde (um calorão xiiiiii e nada de brisinha fresca ufff). Fomos jantar a Cascais, umas ameijoas e um arrozinho de tamboril com gambas. Ainda tivemos aqui umas "chatices" no hotel. 4 estrelas, quarto triplo... chegamos da praia e tinhamos 1 toalha de banho lolol, depois foi uma aventura dar banho a uma criança quando o chuveiro estava preso na parede, depois não havia lençois na cama da Inês... e assim vão os nossos hoteis com a desculpa que te estão cheios e que não somos os únicos a reclamar do mesmo!
A sorte é que somos compreensivos e tudo se resolve a falar e a esperar calmamente... até porque estamos de férias, no relax e conflitos não é mesmo connosco!
Amanhã passamos a manhã aqui por Cascais e vamos almoçar a Sintra, vamos ver como corre :)
Bom Domingo para ti, que espero que seja na companhia dos teus lindos sobrinhos :)))
Beijinhos doces


De Marta M a 15 de Agosto de 2009 às 20:42
Olá Kathy:
As férias como correm?
Aproveito para relembrar que gosto muito da frescura destes textos e, obviamente, das mensagens pela positiva que encerram ;)
São todos da tua inspiração?
Não sei como consegue escrever e ter inspiração todos os dias...É de mérito.
Força ;)


De Sheila a 16 de Agosto de 2009 às 02:21
Olá Martinha :)
As férias estão a correr bem e sobram-me 4 dias lol Dia 20 olha lá regresso à rotina MAS os fins de semana irão continuar a ser de férias a 3 e de visitas pelo País... vamos tentar manter até finais de Setembro ou até o bom tempo o permitir :). O meu marido anda tão stressado com este novo trabalho que preciso mesmo de o puxar para outra rotina ao fim de semana!
Sabes de profissão sou Gestora, e tudo o que faço obedece a um detalhe e a um planeamento que já me está no sangue. Quando abri o blog há 5 meses nunca foi para fazer dele um diário mas para guardar recordações, textos, memórias, coisas giras que venho a guardar de há muitos anos. Em especial textos e coisas q me dizem muito e queria compila-las num único lugar em vez de estarem "encerradas" em docs word. Acho que se me ajudaram a "crescer" e a chegar à postura que tenho na minha vida, que poderão ajudar outras pessoas e isso é o que me move. Quando falas em inspiração sem dúvida que o meu dia a dia me inspira sempre, umas vezes escrevo textos meus outras e dado o que o dia me deu sei exactamente que tipo de post é que vou publicar neste meu cantinho. Já houve quem me dissesse... "qualquer dia cansas-te" e até pode acontecer, mas esta paragem no meu dia a dia, e sentir um "trabalhar" para mim própria já é mais que inspiração para o dia seguinte, compreendes?
Obrigado por me visitares e pelas palavras lindas que me dedicas sempre que me visitas. E temos que combinar esse cafezito sim
Beijo grande e votos de um excelente Domingo :)


De KI a 16 de Agosto de 2009 às 00:22
Adoro o cheiro a eucalipto, gosto e admiro a resistência e solidez dos carvalhos.

Obrigada pela tua simpatia sempre q me comentas :)


De Sheila a 16 de Agosto de 2009 às 02:24
e não podia estar mais de acordo contigo, também adoro o cheiro a eucalipto e tenho muito respeito pela resistência do carvalho :)
Mereces toda a minha simpatia, que é sincera e bem merecida minha querida, não precisas de agradecer.
Grande beijo directamente do Monte Estoril, onde me encontro no momento, e o desejo de um óptimo Domingo


De comecardenovopt.blogspot.com a 16 de Agosto de 2009 às 01:01
Uma vez publiquei um post com o titulo: é melhor optimizar que ser optimista. De facto é melhor e eu faço um brinde às pessoas que conseguem ver sempre algo de positivo em tudo aquilo que de mal lhes acontece. Eu sei que há muitas pessoas assim e gostaria muito de ser uma delas, mas, nem sempre sou..., aliás, quase nunca. Enfrentar os problemas de cabeça erguida e com coragem faz de nós pessoas cada vez mais fortes e mais preparadas, pois a vida dar-nos-a sempre pauladas, umas mais pequenas que as outras, mas dará com certeza algumas enquanto cá andarmos, pt é melhor ver sempre as coisas pelo lado positivo e tirar sempre alguma lição das partidinhas que esta vida nos prega. Se é verdade que nada acontece por acaso, não sei, só sei que nos faz muito bem acreditar nisso e, acreditando nisso, superamos melhor as adversidades. Beijinhos e até breve, amiga
Emília Pinto


De Sheila a 19 de Agosto de 2009 às 03:38
Olá Amiga,
Eu sou muito optimista e tento tirar sempre alguma positividade no que de negativo me acontece.
Mas há alturas que não é fácil e nem sempre comseguimos ser positivos! Podia haver uma vacina contra o pessimismo não achas?
Beijinho muito grande para ti


De MIGUXA a 18 de Agosto de 2009 às 01:29
Sheila,

Os teus textos e respectivas analogias são simplesmente espectaculares...

Sintra,património mundial, é simplesmente linda... Cascais, para mim em especial by night adoro, Monte Estoril...Parede, Carcavelos , Torre...enfim uma marginal que sabe bem percorrer até Lisboa, passando por Belém e ver a nossa ponte...

Aproveita minha doce amiga
Portugal é lindo mas, adoro a minha Lisboa
Beijinhos ternurentos
Margarida


De Sheila a 19 de Agosto de 2009 às 03:42
:) doçura linda :)

O fdsemana passado correu muito bem mesmo :) Gostei muito de Cascais e de Sintra, todas as mudanças de ares são absolutamente maravilhosas :)
Cada vez mais gosto no nosso lindo Portugal!
Também gosto muito de Lisboa, com sitios e acessos a coisas lindissimas. Coimbra também tem o seu encanto :) e aqui ainda vamos tendo grande qualidade de vida e desejo que assim continue :)

Beijinhos doces com muito carinho e amizade


Comentar post

* mais sobre mim
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* pesquisar