
Já sabem que adoro analogias e novas aprendizagens. Costumo dizer muitas vezes que tenho sede de conhecimento. Decidi que vou partilhar aqui neste doce refúgio algumas das aprendizagens fruto de conhecimentos relaccionados com a Natureza e com Animais.
A aprendizagem de hoje é baseada nos Gansos :)
Quando se vêem gansos a voar em formação "V", muitas pessoas ficam curiosas quanto às razões pelas quais eles escolhem voar desta forma.
À medida que cada ave bate as suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação "V", o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente.
(As pessoas que partilham uma direcção comum, em sentido de equipa, chegam ao seu destino com mais facilidade e rapidez, porque elas se apoiam na confiança das outras. )
Sempre que um ganso sai da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrosto de tentar voar só e, rapidamente, retoma a formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave isoladamente à frente.
(Existe força, poder e segurança em grupo, quando “viajamos” na mesma direcção com pessoas que compartilham um objectivo comum.)
Quando o ganso líder se cansa ele reveza indo para a traseira do "V", enquanto outro ganso assume a ponta. Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.
(Todos nós necessitamos de ser reforçados com apoio activo e encorajamento.)
Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles acompanham-nos até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três juntando-se à outra formação, até encontrarem a formação original.
(Precisamos ser solidários nas dificuldades. A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação. É importante não estar só.
Também já tinha lido este texto e fiquei impressionada. De facto temos muito a aprender com os animais!
Bjns
De
Sheila a 15 de Agosto de 2009 às 02:55
Ai amiga
Temos tanto, mas tanto aprender com o que nos rodeia que quanto mais leio e aprendo fico "parva" como não vi isso mais cedo!
Acho que o nosso Criador não fez mesmo nada ao acaso!
Beijo grande e bom fim de semana :)
o espírito de grupo baseado na confiança e na entre ajuda aqui demonstrado pelos gansos e mais do que uma lição de vida
bela analogia minha amiga
ficarei ansioso por mais textos :)
bjs cúmplices
De
Sheila a 15 de Agosto de 2009 às 02:57
Olá lindo :)
Temos mesmo muito aprender com o que nos rodeia, e hoje já publiquei mais uma aprendizagem, e uma grande lição de vida também :)
Gosto muito de te ter por aqui 
bem haja pelo teu carinho :)
Grande beijo cúmplice 
De
MIGUXA a 14 de Agosto de 2009 às 23:51
Minha doce Sheila,
O Trabalho de uma equipa coesa é sempre mais vantajoso, benificiando todo o grupo...
Os animais são o melhor exemplo da organização inata.
Beijinho minha querida
Sempre amiga
Margarida
De
Sheila a 15 de Agosto de 2009 às 02:59
Miga linda,
Os animais sem dúvida que nos dão grandes e belissimas lições de vida. A sua harmonia em grupo é a base para a sobrevivência de várias espécies e nós temos de facto muito aprender com eles :)
Beijinho doces e cheio de carinho

De Selene a 15 de Agosto de 2009 às 19:40
Sempre fui mais do estilo de fazer tudo sozinha, na escola detestava os trabalhos de grupo porque acabava por fazer tudo e os outros ficavam com os louros.
E cresci assim, fazendo o meu melhor por mim.
Mas então entrei na universidade e o meu professor de sociologia das organizações insistia que para conseguirmos atingir os objectivos da empresa tínhamos de trabalhar em grupo. Que o todo era maior do que a soma das partes e também, se algo corresse mal a culpa era repartida.
E o todo dava uma força maior a cada um individualmente e todos trabalhavam parta um objectivo comum.
Na vida também tem de ser assim realmente, é mais fácil para todos. Eu tenho a mania de fazer tudo sozinha, sei bem o que custa.
Ainda não tive uma oportunidade empresarial para trabalhar em grupo para ver como corre, em casa fazemos um grupo de dois e é o único grupo a que pertenço.
De
Sheila a 19 de Agosto de 2009 às 03:35
Olá linda,
Também eu nunca gostei muito de trabalhos de grupo quando andava na escola e nem era uma questão de para quem iam os louros, o que é facto é nem todos se aplicavam da mesma forma e isso chateava-me!
Quando temos um relaccionamento, casamos e vêm os filhos o trabalho em grupo surge naturalmente, afinal ele é mesmo necessário e numa vida a dois ou a três é necessário que exista apoio.
Numa empresa é inevitável não trabalharmos em grupo. O que tenho à minha responsabilidade faço-o sozinha mas tenho que estar ciente que o que eu "produzo" é parte de um "bolo" que compõe uma equipa. No dia a dia laboral é necessário que tenhamos consciência que somos uma mais valia para alguém que está ali ao nosso lado. Acho que nunca conseguimos ser completamente individualistas e há alturas que descobrimos isso e que ficamos admirados com a nossa performance!
e um dia me dirás :)
Grande beijo para ti cheio de força e carinho.
De Selene a 19 de Agosto de 2009 às 17:57
É verdade, a vida familiar já é um trabalho em equipa!
No trabalho sou o braço direito da minha chefe, mas somos só as duas, ela a contabilista e eu a empregada de escritório.
Senão é indiscrição o que fazes? Já me disseste que trabalhas em casa. Apesar dos prós e contras eu gostava de trabalhar em casa...
Bjns para ti tb, com mt carinho.
De
Sheila a 20 de Agosto de 2009 às 02:33
Olá Linda,
Eu sou gestora financeira, mas trabalho numa empresa e não em casa. Apenas trago muitas vezes trabalho que prefiro fazer em casa, dado não ter interrupções e ter outro sossego. Mas trabalho diariamente numa empresa até porque a minha presença lá é necessária :). No entanto e nos casos em que a minha filha está doente, consigo sempre trabalhar de casa e estar ligada directamente à empresa, as ligações sem fios e por vpn fazem milagres, além de que tenho muita flexibilidade na minha empresa... não tenho horários mas tenho objectivos a cumprir e isso faz-se com uma boa gestão pessoal e muita vontade de se conseguir fazer tudo.
Beijinhos doces minha querida, com muita ternura :)
De Selene a 20 de Agosto de 2009 às 09:20
Estou surpresa. Nunca imaginei que fosses gestora financeira.
Vivo num mundo empresarial e a ideia que tinha era que as pessoas eram mais frias, não tão sensíveis.
Porque os profissionais das várias áreas tem certos traços em comum e temos tendência a generalizar.
Fico muito contente por seres gestora e seres como és.
Com uma boa organização, esse tipo de emprego flexível dá muito jeito e tudo se consegue.
Mts mts beijinhos, um bom dia.
Comentar post