
As Pérolas são produto de dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.
A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar.
Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado: forma-se uma linda Pérola.
Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
Quem é que nunca se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?
Quem é que nunca foi acusado de ter dito coisas que não disse?
Quem é que já viu as suas ideias e atitudes serem rejeitadas ou mal interpretadas ?
Nestas situações devíamos conseguir produzir a nossa própria pérola: injectar aquela força positiva chamada auto-estima, formar a tal capa protectora das nossas mágoas, rejeições sofridas, tristezas e frustrações sentidas e não deixarmos que estes aspectos negativos, que fazem parte da vida, se tornem feridas difíceis de cicatrizar.
"Um dia a lágrima disse ao sorriso: invejo-te porque vives sempre feliz. O sorriso respondeu: enganas-te, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor."
De Selene a 6 de Agosto de 2009 às 08:20
Mais uma analogia fantástica!
Uma ostra que nunca foi ferida nunca produziu pérolas, é verdade...
Tal como o sorriso as lágrimas também tem duplo sentido, de tristeza ou felicidade.

De
Sheila a 7 de Agosto de 2009 às 02:18
:)
Há de facto pequenas analogias que assumem um grande significado!
Beijinhos doces para ti linda 
Não é por nada mas estou a achar-te um nadinha...triste!
Tá tudo bem miúda? Olha as pérolas são valiosas, as ostras hum...gostosas, a concha em si é linda e nada existe sem o se quê de sofrimento.
Nós também temos um antiduto para curar o sofrimento, é o riso! vá lá sorri, depois sorri ouytra vez , daqui a nada estás a rir à gargalhada 
Bjinhos
De
Sheila a 7 de Agosto de 2009 às 02:24
Doçura,
Tenho que admitir que tens razão no teu achar... ontem não foi um dia particularmente feliz, foi um pouco dificil. Mas está tudo bem querida :) Às vezes é preciso sentirmo-nos tristes para que a Alegria volte :)
Nada existe sem o seu quê de sofrimento... é uma grande verdade e isso dá-me algum alento para aceitar estes momentos menos bons que por vezes nos assolam o coração.
E tens razão é preciso rir e muito! Só assim conseguimos fazer com que o bom humor regresse às nossas vidas :) E por falar em rir lol eu já vi assim na diagonal o teu último post... espectacular como sempre :) e já te lá vou bater à porta! 
Beijo grande amiga e obrigada pela força, que ajuda sempre muito :)

De
MIGUXA a 6 de Agosto de 2009 às 12:56
Sheila,
Minha querida e doce amiga,
Outro texto que diz tanto sobre a nossa atitude perante a vida...Tens toda a razão quando afirmas que temos de saber criar uma capa protectora contra o negativismo que nos é incutido ou que nos assola aqui e além, sem sabermos muito bem porquê...
Tudo de bom para ti meu doce de amiga e que um sorriso do tamanho do mundo te acompanhe para sempre
Beijinhos ternurentos
Margarida
De
Sheila a 7 de Agosto de 2009 às 02:29
My Sweety :)
É complicado barrarmos a entrada à tristeza ou à decepção ou à desilusão... são sentimentos com uma força enorme e bastante pesada. Mas temos que ser fortes, temos que avaliar bem e pensarmos que há determinado tipo de sofrimentos que não devemos deixar que interfiram e é preciso criarmos capas protectoras para alguns sentimentos que nos conseguem consumir por dentro :)
Também eu te desejo tudo de bom minha querida e doce amiga. Bem haja por esta linda amizade que vamos mantendo dia após dia e que me dá um alento do tamanho do mundo.
Beijo muito terno
doce!
Quanto mais transparente for a tua concha maior será o numero de invasores a tentar penetrá-la.
A transparência que refiro acima, tem a ver com as fragilidades, sensibilidades, entrega a causas ou pessoas.
Na verdade, não conhecemos sempre com quem lidamos e se de uma forma desprendida nos entregamos ficamos expostos. Mas isso tem a ver com cada um e há coisas quase imutáveis em nós.
Gostei do teu texto (como SEMPRE).
Fica bem.
Um beijo
De
Sheila a 7 de Agosto de 2009 às 02:36
é curioso que por momentos me pareceste um amigo meu a dizer olhos nos olhos a mensagem que aqui deixas :)
Eu sei que não deviamos deixar transparecer determinados sentimentos, mas quando alguém como eu que é diariamente bem disposta e bem humorada e de bem com a vida, está num dia mais dificil, toda a gente nota... até há quem note pelo telefone... é q nem sempre consigo fazer aquele esforço de que está tudo bem, porque há dias que até isso é demasiado dificil!
Sou uma pessoa que se entrega em tudo, mesmo correndo o risco e saber que me vou magoar ou desiludir, tento sempre não desistir e acredito até à última. Apesar de ter tido situações de admitir que afinal todo o meu esforço foi em vão... acima de tudo não me arrependo de ter tentado ou de ter demonstrado a minha fragilidade, não consigo viver de outra forma! Tenho é arranjado formas de ultrapassar, porque isso devo-o a mim mesma!
Gostei muito do teu coment. Obrigado pelo carinho :)
duas grandes beijocas :)

auto estima acima de tudo , sem ela somos uma completo barco a deriva
e tão verdade essa ultima frase, o sorriso por maior que seja ,nem sempre significa felicidade , tantas vezes e uma forma de disfarçar e fazer com que os outros não sofram as nossas feridas interiores
bjs cúmplices amiga :)
De
Sheila a 7 de Agosto de 2009 às 02:39
:)
mais um excelente comentário que me dá um alento enorme :) Bem haja pela tua cumplicidade :)
... a última frase diz tudo de facto!
beijo cúmplice 
De
Marta M a 7 de Agosto de 2009 às 16:24
Percebemos que às vezes as dores nos levam aonde temosque ir...Já se percebeu isso. Mas será que têm que vir das pessoas que mais amamos?...
Nota possível: Qualquer dia podemos ir tomar um café ;)
Também esteve no Instituto da Juventude a ouvir a Laurinda em Fevereiro?
De
Sheila a 8 de Agosto de 2009 às 02:17
Olá amiga :)
Sabes é no seio das pessoas que mais amamos que sofremos mais, ou que a dor nos atinge mais fortemente. Com "estranhos" conseguimos, mais facilmente, demonstrar uma determinada força, mas entre aqueles que amamos ou nos amam há geralmente mais autenticidade e ausência de máscaras e há situações em que doi muito sim.
Terei imenso prazer em tomar um café contigo... é só combinarmos um dia destes :) MAs com uma condição: tens que me tratar por tu :) Sabes é que nem o Presidente da minha empresa trato por você e confesso-te que me custa quando me tratam por você lol prometido?
Não estive no IPJ em Fevereiro, acompanho o blog da Laurinda desde há muito pouco tempo e fiquei fã da sua forma de estar na vida e da sua enorme cultura :)
Beijinhos doces amiga :)
PS: e sim hoje fui à praia :))), que apesar do vento, deu para me dar aquele alento e felicidade interior que só o mar tem uma capacidade inata de nos transmitir :) Amanhã de manhã rumo à Praia Azul (em Torres Vedras) para fugir um pouco de Coimbra, que bem preciso! Até Domingo à noite amiga, e desejo-te um fim de semana muito feliz e tranquilo :)
Comentar post