Segunda-feira, 13 de Julho de 2009
Uma outra reflexão da sociedade...

 

 

“Tiro liro liro ...

Pressinto que a minha filha de 11 anos vai começar a pedir-me para sair à noite com os amigos dentro de, sensivelmente, uma semana ou duas. Por isso, tenho tentado fazer tudo para que ela continue a ser criança até aos 35 anos, idade que considero ser apropriada para a deixar sair de casa pela primeira vez. Foi com esse objectivo que  adquiri recentemente a colectânea de canções infantis "As músicas da carochinha".

Asneira!

Tirando as canções do grande José Barata-Moura, que são de facto brilhantes (embora não me encham as medidas como outros temas do autor, tais como "É a valsa da burguesia/Tocada bem a compasso/Pela socialdemocracia/Para nos travar o passo" ou "Cravo vermelho ao peito/A muitos fica bem/Sobretudo faz jeito/A certos filhos da mãe" - e que também ponho a tocar para a miúda ouvir), é rara a cantiga que não tem referências a sexo.

 

Numa canção, uma rapariga encontra o seu amor a caminho de Viseu e exclama "Ai Jesus que lá vou eu!". Segue-se um "Ora zus truz truz, ora zás traz traz" bastante suspeito, sobretudo na medida em que é acompanhado por um preocupante "Ora chega, chega, chega". Se ir a caminho de Viseu já é, em si, insensato (aliás, sempre que a música toca alerto a minha filha para o facto de Viseu ter sido o distrito em que o Cavaco obteve mais votos), encontrar o amor e embrenhar-se numa sessão de zus truz truz e zás traz traz com ele é um exemplo que não gostaria de ver a minha filha seguir nos próximos tempos.

 

Noutra música, outra rapariga (ou será a mesma galdéria?), pretende que certo papagaio loiro lhe leve uma carta ao namorado. E mais adiante há uma criada que se gaba do seguinte: "Sete e sete são catorze, com mais sete, vinte e um. Tenho sete namorados e não gosto de nenhum." Aquilo que começa por ser uma inocente lição de matemática descamba na mais gratuita exibição de deboche. Ter sete namorados e não gostar de nenhum podia ser a sinopse do filme que passou há dias no canal 18, em que uma senhora desdenhava da companhia dos seus sete namorados para centrar as atenções num brinquedo a pilhas.

 

Vejo-me, portanto, forçado a pôr a tocar apenas a música "A saia da Carolina", que em certo passo diz: "A saia da Carolina/Foi lavada com sabão/Tem cuidado ó Carolina/não lhes deixes pôr a mão". Até que enfim, um bom conselho.

 

in "Inimigo Público" 30/07/2004

 

 

 Este post vem a propósito de uma reportagem que vi hoje na SIC, intitulada "Gravidez na Adolescência". Infelizmente os jovens iníciam cada vez mais cedo a sua vida sexual. Assiste-se hoje, em pleno século XXI, a jovens de 12 e 13 anos a engravidarem. Fiquei atónita quando assisto ao depoimento de uma jovem com 15 anos, que afirma que esta gravidez é desejada, que é o que ela queria mesmo! É óbvio que a culpa não é das canções da nossa infância... mas é alarmante pensar no que leva a estas situações. Há um tempo para tudo, e ser-se mãe com 14 ou 15 anos devia estar completamente fora de questão!

Será erro dos pais? Será fruto desta sociedade juvenil demasiado emancipada? Será culpa das instituições que, salvo raras excepções, conseguem manter um controlo presente de todos os alunos e alunas?

Confesso que isto assusta, e muito!

 

 



publicado por Sheila às 01:25
link do post | comentar | favorito

20 comentários:
De Otto a 13 de Julho de 2009 às 11:33
Muito do erro parte dos pais eu acho...tem a miuda 10 anos "OH MAE COMO NASCI?" "hum....errrrr...sabes, fomos à net e encomendámos no ebay" ou "Olha foi uma cegonha que te deixou cair" e miúda fica naquela...vai ficando mais velha e claro que não é burra vai ficando com curiosidade à cerca de coisas até que vai "brincar" com um moço e a coisa descamba para mais que uma brincadeira e pronto, engravida ou coisa pior...
Se a mãe tivesse logo explicado toda a verdade ela já certamente teria outra responsabilidade.
No fundo o português ainda é uma pessoa muito atrasada no sentido de falar abertamente sobre sexo e de explicar aos filhos como as coisas de facto são...


De Sheila a 14 de Julho de 2009 às 01:45
Olá :)
Em parte também acho que o erros começam em casa, e tanto acontece nas familias de extracto social mais baixo, com grandes falhas de informação e nas familias de extracto social alto, que apesar de informadas não acompanham os filhos no dia a dia.
Também na escola e entre colegas se despoletam imensas situações. A minha filha tem 7 anos, e há determinados comportamentos que me tiram do sério que não são ensinados em casa, simplesmente são vivência e aprendizagem de escola. entre colegas. Cabe-me corrigir e fazer-lhe ver as situações em que a sua acção é incorrecta.
Vai chegar aquela idade em que irá querer sair à noite porque a colega y ou o colega x já saiem. Irei deixa-la sair quando sentir que está preparada para isso, não porque ela quer ou tem colegas que o façam!

Acho que o acompanhamento em casa, as devidas explicações de como são realmente as coisas, faz toda a diferença no futuro. Com carinho, atenção, dedicação e abertura total sobre o assunto que for é que os pais transmitem ensinamentos e lições aos filhos, basta que estejam sempre presentes na vida dos filhos!

Obrigado pela tua visita :)

Beijinhos para ti


Comentar post

* mais sobre mim
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* pesquisar