Tenho alguns amigos que atravessam duras crises de solidão afectiva.
Por mais que lhes diga que a solidão é um estado de espírito, que não se devem sentir assim porque há imensa gente que os rodeia e os ama e que gosta deles, é dificil conseguir transferir-lhes ânimo e alento.
Alguns estão apaixonados e não são retribuídos, outros vivem a frustração de um casamento acabado e outros simplesmente querem determinada pessoa nas suas vidas e nem sempre têm a melhor atitude para a conseguirem.
É estranha essa sensação de achar ou saber que quem amamos, não nos ama de volta e a consequente sensação de vazio, de despovoamento do planeta. Falta aquela pessoa e é como se resumisse o mundo inteiro. Que poder tem então essa pessoa sobre nós sem o saber!
Ninguém deveria apoderar-se de nós assim. Que se passa então? Talvez um reviver de abandonos passados, de rejeições anteriores, mágoas que nunca sararam. O que devia ser apenas uma chuvada com trovoada, seguida de bonança, transforma-se numa imensa tempestade que tudo assola, devastadora do próprio ser…
Não deveria ser assim!
Não pode ser assim!
É preciso aprender a conviver com a rejeição do passado e depois, sim, lidar com a rejeição do presente e dar-lhe o valor que ela tem, não multiplicá-la pelo passado.
É preciso levantar a cabeça, aceitar a derrota, e seguir em frente.
É preciso afastar os fantasmas do passado, os medos de um repetir de sentimentos que só vão estagnar a vida, essa que tem que seguir o seu curso!
É preciso dar-se a si próprio uma segunda chance e deixar-se ser feliz!
Se nós não gostarmos de nós... e nos mimarmos... quem o conseguirá?
Muito sinceramente, gostei muito do texto.
E concordo com todas as tuas palavras...
Solidão é um estado de esperito, sem qualquer dúvida ^^,
"É preciso levantar a cabeça, aceitar a derrota, e seguir em frente." Esta frase é excelente, verdadeira e brutalmente verdadeira.
De
Sheila a 5 de Julho de 2009 às 02:46
Olá linda :)
Já vi que correu tudo bem com a tua viagem :)) Já tenho saudades da praia! .
Mais complicado interiormente é sentir a impotência de não conseguirmos mudar a vida ou os sentimentos negativos de quem teima em querer continuar a sofrer. Felizmente nunca sofri uma rejeição afectiva, mas já sofri rejeições de amigos por não aceitarem as minhas opinões. É duro assumir derrotas, é dificil assumir erros e quem é fraco assume a postura menos correcta que é a de rejeitar amigos que dão opiniões sinceras e verdadeiras. No mesmo patamar eu Levanto a cabeça, aceito a minha derrota em não ter conseguido ajudar e sigo em frente porque outros amigos virão!
Beijinhos doces para ti
Bom Domingo
De 100timento a 5 de Julho de 2009 às 11:21
Sei que Para muitos é apenas mais um domingo, para mim é um domingo diferente.
Entretanto e como pano de fundo tenho neste meu dia os amigos,a quem desejo um doce Domingo...
De
Sheila a 7 de Julho de 2009 às 23:24
Olá Amigo :)
Espero que o teu Domingo tenha sido especial :)
Desejo-te uma excelente semana
Beijinhos Doces
De miúda a 5 de Julho de 2009 às 18:02
Tenho uma amiga que me disse "Há uma altura na vida que não andamos em frente sem largar o que nos prende atrás." não poderia estar mais de acordo. A solidão e o vazio prendem-se e resumem-se como tão bem disseste neste texto delicioso por vezes a uma so pessoa, no entanto creio que á pessoa errada, pois a unica pessoa merecedora de nos causar tais sentimentos somos nós mesmos e se nos amarmos a nós mesmos como deviamos jamais sentiriamos vazio. Somos um mundo inteiro nós proprios os restantes que ambicionamos sao apenas complementos e anexos que o compoem sem nunca serem o foco principal.
um beijo de bom resto de fim de semana***
De
Sheila a 7 de Julho de 2009 às 23:29
Linda,
Sem dúvida que na vida temos que largar o passado ou o que nos atormenta do passado para conseguirmos seguir em frente, senão nada feito.
Há é pessoas que preferem tornar-se vitimas e viver na sombra do passado, deixando que a vida lhes passe ao lado! E é pena!
Beijinhos doces minha querida
Espero que estejas bem :)
Se não aprendermos a deixar o passado para trás e não ficar presas nele, não haverá bem-estar no presente e muito menos no futuro!
Bjns
De
Sheila a 7 de Julho de 2009 às 23:30
é isso mesmo minha querida!
Grande esta tua frase! Gostei muito :)
Beijinhos grandes
De
MIGUXA a 6 de Julho de 2009 às 00:35
Sheila,
É sempre difícil lidar com a rejeição...Mas é preciso ultrapassar essa fase e seguir em frente, procurando em nosso redor o que nos pode trazer felicidade, há sempre um jeito de dar a volta...
Beijinhos doces
Noite serena
Margarida
De
Sheila a 7 de Julho de 2009 às 23:37
Doce Amiga :)
Eu também acho que há sempre um jeito de dar a volta, basta a pessoa querer. Muitas pessoas preferem tornar-se vitimas e coitadinhas e isso deixa-me impotente na ajuda a prestar, além de que acho triste e por vezes falta-me a paciência para este tipo de jogos psicológicos
Beijinhos XXL com muito carinho :)
De comunicadoras a 6 de Julho de 2009 às 01:55
Oi Amiga
A solidão existe sim, mesmo no meio da multidão, psicológico? Talvez não, ...
A indiferença,a palavra que magoa ....martela e custa a passar ...o coração aperta..
Mas ,com o decorrer do tempo surgem coisas novas ,que ajudam a amenizar alguns estragos...
A vida é mesmo isto ,encontros e desencontros....
Até breve
Herminia
De
Sheila a 7 de Julho de 2009 às 23:42
Olá Amiga,
A vida é mesmo isso... feita de encontros e desencontros e cabe-nos vive-la da melhor forma que pudermos e na melhor companhia possível!
Beijinhos doces para ti
De Cris a 12 de Julho de 2009 às 23:43
OI mana! Há jà algum tempo que não venho dar uma espreitada! Adorei este teu post. tens toda a razão no que dizes, apesar de por vezes não ser mto facil largar alguns fantasmas ou ser amada da forma que idealizámos... por vezes chego a pensar do mmo modo do teu post, sobre homens insensiveis,frios,autoritarios...
Onde está a culpa? Será nos dois, só num, ou serão apenas duas peças de um puzzle que não encaixam e teimam em o fazer?...
De
Sheila a 14 de Julho de 2009 às 14:44
Olá maninha :)
Lidar com a rejeição não é tarefa fácil, e chega a ser mais dificil que lidar com a morte de alguém. A perda existe nas duas vertentes, embora uma seja apoiada numa decisão (voluntária) e a outra apoiada no acaso (involuntária).
O que eu acho mal é a postura daqueles que não seguem com a vida para a frente, que ficam a remoer o passado e multiplicam as mágoas no futuro, e aqui sim tornam-se pessoas frias e calculistas por vezes. A culpa não está propriamente em alguém. Na vida há coisas que correm bem e outras que correm mal. Aceitamos facilmente as que correrm de feição e bem, temos dificuldade em aceitar as coisas más... levamo-las demasiado a peito, quando a atitude perante essas devia ser a postura contrária e a de aceitar que de facto correu mal e há que seguir para a frente.
Beijinhos muito doces e com muito carinho minha mana linda do coração
Comentar post