Sexta-feira, 5 de Junho de 2009
Egocentrismos na Amizade???

 

 

Não quero acreditar... mas dou-me conta que há em certas relações de amizade jogos de poder e submissão!  Não posso deixar de pensar que este tipo de jogos só podem ser particularmente excitantes para quem é egocêntrico! É que só pode! À luz do egocentrismo deve haver um certo frisson em caçar mas não deixar-se caçar... em querer dominar sem nunca se submeter... em ser-se uma espécie de adorado mas evitando idolatrar o outro... uma espécie de hierarquia de poderes, mas só para o lado de quem é egocêntrico, de quem acha que deve comandar os amigos a seu belo prazer!

Comigo, uma relação só pode funcionar havendo igualdade! Ora decido eu, ora decidem os amigos; ora cedo eu, ora cedem os amigos.. ou decidimos e cedemos em conjunto! Nunca serei totalmente submissa nem dominadora.

Para mim é impensável competir por amizade. Simplesmente acho que não faz sentido. Na amizade não se deveria competir nunca! A amizade não é um livro com folhas brancas que vão sendo preenchidas e que se sucedem umas após as outras porque os amigos das primeiras páginas não têm que ter mais significado, até porque nem sempre ficam para trás e os das últimas páginas, só por serem mais recentes não se podem comparar aos amigos mais antigos, até porque nem sempre permanecem até ao final do livro.

O nosso coração pode albergar todo o tipo de afectos, de vários tamanhos e de consistências diversas. É como se fosse um ficheiro gigantesco ilimitado, não reprimido por X gigas de armazenamento. Cada amigo está na sua respectiva pasta, podendo-se fazer copy paste de determinados ficheiros de umas pastas para as outras. Outros ficam incólumes bem resguardados. Todos têm o seu significado nas nossas vidas. Não é preciso haver competição entre sentimentos e afectos. Ninguém pode dizer que fez delete a um afecto ou que o colocou na reciclagem para ser destruido. Os afectos não passam por nós como as nuvens no céu sem se fixarem no céu. O nosso eu é a construção de todas as pessoas que nos influenciaram, de todas as nossas aprendizagens e de todos os afectos que tocaram a nossa mente. Mesmo que uma amizade tenha deixado grandes mágoas e uma certa desilusão, houve sempre algo que nos fez florescer em algum momento anterior.

Ninguém também pode dizer que a sua vida gira à volta de um só afecto, como se todas as outras pastas pessoais não existissem. Não há nada de mais destructivo numa amizade que torná-la exclusiva, ficar dependente dela e afastar tudo o resto. Uma amizade não pode ser aprisionada. Como podemos saber se o afecto de alguém é real, se está preso? A única forma de saber que alguém gosta de nós verdadeiramente é correr o risco de lhe dar a liberdade de partir para poder regressar.

Agora, lutar? Não compreendo. Não o devemos fazer porque os afectos não se forçam. Não devemos provar nada aos outros nem que somos melhores, nem que somos imprescindíveis, nem que somos a resposta às suas dúvidas. Se o outro não sabe se nos ama, não é lutando por ele que vai ter certezas. Se o outro está indeciso entre este ou outro afecto, não é competindo com um terceiro que vai tomar alguma atitude. E, finalmente, se quis deixar de ser amigo, lutar pode já não adiantar porque a amizade não é nenhuma luz intermitente, e que se colmata com a substituição de uma lâmpada nova.

 

Egocentrismos na amizade? Não, obrigado!

 



publicado por Sheila às 19:10
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

* mais sobre mim
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* pesquisar