O ciúme é como uma figura de um baralho de cartas no jogo dos relaccionamentos!
Numa relação a dois temos inicialmente o naipe de copas. Há um rei e uma rainha.
Às vezes intromete-se um valete chamado ciúmes! Chegam com o naipe das espadas, sejam eles damas ou duques, mas as copas tentam sempre ter o trunfo na mão, um certo poder ou o ás da sedução e do desejo, ou o ás de ouros da confiança que o valete, seja de que naipe for, não conseguirá abalar!
Nas relações de amizade e entre várias cartadas e jogos baralham-se as cartas, entre duques, ternos, quadras, senas, manilhas ou ases, poderá haver um valete (ou uma dama) chamado ciúmes. Tempos passam em que cartas do mesmo naipe se unem em cartolinas amarelecidas pelo tempo e nada mais as separa, mas por vezes o baralho da amizade também fica parado num estojo, guardado numa mesinha de jogo forrada a tecido verde e já ninguém joga! Tudo porque um valete ou uma dama, de paus ou de espadas prevaleceu e conseguiu atingir todas as outras.
Há sempre a esperança de um tão esperado dia em que novas mãos recolhem as cartas, querendo aprender o jogo, e duques, ternos, quadras, quinas, senas, manilhas, ases, reis e rainhas regressam à dança de mão em mão, reavivando o que outroura um simples valete (ou dama) chamado ciúmes deixara adormecido.
No “jogo” dos relaccionamentos, tal como num baralho de cartas, todas elas são necessárias ao objectivo do jogo, cada uma com a sua pontuação é certo! Mas no jogo dos afectos não pode haver valetes ou damas que prevaleçam, mesmo que apareçam nos quatros naipes de um simples baralho de cartas!
Os amigos não se perdem... se deixaram de o ser é porque nunca o foram!
De comecardenovopt.blogspot.com a 19 de Maio de 2009 às 23:41
Muito interessante este texto. Os AMIGOS permanecem para sempre, mesmo que nem sempre estejam presentes n mesa de jogo...; podem faltar muma ou noutra jogada, mas sabemos que estão sempre prontos no caso se serem precisos para o jogo. Na mesa coberta com o pano verde há sempre lugar para novos participantes...; se vão jogar muito tempo, nunca sabemos, mas é sempre bom deixar lugares livres. Conhece a música do Oswaldo Montenegro, a Lista? Pois é..., a nossa lista de amigos nunca deve ser fechada..., deve haver sempre lugar para amigos novos..., mesmo que sejam virtuais. Beijinhos
Emília Pinto
De
Sheila a 20 de Maio de 2009 às 00:11
és um doce Emília :)
Não conhecia essa música, mas acabei de ouvir e de facto passa uma grande mensagem!
E duma coisa fiquei certa: não fecho a minha lista em nada, muito menos aos amigos, tanto aos que tenho como aos que poderei vir a ter, independentemente se sejam reais ou virtuais. Seria incapaz de fazer esta caminhada pela vida sozinha e preciso sempre de companhia!
Na vida real tenho sempre a porta aberta a todos, mesmo aqueles que no passado me possam ter magoado... errar é humano :)
Beijinhos grandes e uma noite plena de paz e harmonia.
Sheila
De
MIGUXA a 19 de Maio de 2009 às 23:54
Sheila,
O ciúme é um sentimento que revela insegurança da parte de quem o sente.
No amor, na amizade, acontece...Mas desde que moderado, é compreensível...
Perder uma amizade por cíúme, acho loucura, ou então essa amizade jamais existiu.
Beijinho
Margarida
De
Sheila a 20 de Maio de 2009 às 00:01
:) sábia e sensivel doce amiga!
Como concordo contigo!
Na maior parte das vezes o ciúme não tem qualquer razão de existir... nem sequer em "banho" moderado!
Beijinhos doces Amiga linda
Sheila
De
Estrela a 20 de Maio de 2009 às 09:52
mas que texo lindo, adorei a ligação das cartas ás relações...as comparações...
sem dúvida o ciúme é tramado, temos de ser muito fortes para lidar com ele, seja em que situação...
Quanto à tua última frase... digo: nem mais... para mim os amigos verdadeiras estão sempre lá ;)
De
Sheila a 22 de Maio de 2009 às 10:36
Eu adoro analogias e fazer ligação de sentimentos com situações ou coisas triviais do dia a dia... ehhee
O ciúme é tramado sim. Quanto a mim sem razão de existir na maioria das vezes. Sem dúvida q aquela pitada de ciúme momentanea numa dada situação ocorre ene vezes, e esta até consigo compreender. Agora aturar joguinhos de disputar a atenção deste ou daquele, enfim haja paciência! lol e nas relações de amizade a sério não pode haver lugar a esses joguinhos e ainda pior de existirem ciúmes entre as pessoas.
A última frase diz tudo!
Beijinhos doces
De Just Moments a 20 de Maio de 2009 às 14:37
Ciumes??
Depende do tipo de relção..ente homem e mulher..uma pitada de ciume, é normal!!
Ente Amigos, nunca!!
eu tenho um lema: " o Amigo do meu amigo, meu amigo é"!
Muito bem escrito, a ligação que fizeste entre um jogo e as relações humanas!
beijocas lindas
ps..gostei em especial da última frase!!
De
Sheila a 22 de Maio de 2009 às 10:44
Bom dia Querida,
Como bem dizes uma pitada... e aí eu acho compreensivel... há sentimentos e nem sempre andamos com o equilibrio todo, e por mais q saibamos o que valemos há certas horas que poderá bater uma insegurança, ou algo que compreendemos de uma forma completamente diferente.
Entre amigos e na questão da disputa (oh raio de palavra lolol), jamais conseguirei perceber o porquê deste padrão de comportamento. Ninguém é exclusivamente amigo de ninguém e naqueles casos em que as pessoas querem que os outros o sejam dá sempre mal resultado. Temos no nosso dia a dia um confronto directo sempre com situações ou pessoas novas, não conseguimos (nem tinha lógica) nos alocarmos só a uma realidade... isso seria estagnar! E nas amizades é a mesmissima coisa!
Beijinhos muito doces
Ps: eheheh a frase é sábia... vem de uma amiga que ADORO e que também ela é bastante sábia
De
darklady a 20 de Maio de 2009 às 20:06
Adorei este post esta muito bem descritivo o ciúme ´e uma coisa tramada mas é como tu dizes os amigos nunca deixam de ser amigos se deixarem éw porque nunca foram jinhos
De
Sheila a 22 de Maio de 2009 às 10:52
Olá Ana :)
Obrigado pelo teu comment e pela tua visita.
Fico contente por teres gostado do texto, é sempre bom sentir que partilhamos da mesma opinião com outras pessoas.
O ciúme é um sentimento que consigo compreender como momentaneo... agora quem entra em joguinhos de ciúmes e lança confusão entre os outros apoiado nos ciúmes, confesso que não consigo mesmo perceber. Além de ser um desgaste é nefasto para toda a gente.
Beijinhos doces para ti e vamo-nos seguindo :)
Sheila
De
Sheila a 22 de Maio de 2009 às 10:52
Olá Ana :)
Obrigado pelo teu comment e pela tua visita.
Fico contente por teres gostado do texto, é sempre bom sentir que partilhamos da mesma opinião com outras pessoas.
O ciúme é um sentimento que consigo compreender como momentaneo... agora quem entra em joguinhos de ciúmes e lança confusão entre os outros apoiado nos ciúmes, confesso que não consigo mesmo perceber. Além de ser um desgaste é nefasto para toda a gente.
Beijinhos doces para ti e vamo-nos seguindo :)
Sheila
Olá querida Sheila!
Penso que numa relação amorosa, é saudavel haver ciume (controlado claro), pois significa que existe medo de perder. Em relação à amizade, se esta está realmente segura, ciumes para quê? Não me faz sentido, pois existindo ciume, é sinal que a relação não está cimentada...
Beijooooo (ehehe..)
De
Sheila a 22 de Maio de 2009 às 10:59
Minha Doce Joaninha :)
LOL essa do existir medo de perder... sentimos sempre isso sabes linda, e nem sempre associo a ciúmes. A diferença com os anos é a forma como defines "perder". Se com 20 anos o medo de perder seria = a ser trocado por outra pessoa... aqui nem é ciúme, mas insegurança. Porque o ciúme na maioria das vezes prende-se com uma det. atitude que uma outra pessoa teve com aquele que sente o ciúme... através de um comentário, de um olhar, de uma comparação menos boa, todos já nos sentimos numa situação destas... qdo se evolui numa relação e falo por mim, temos o medo de perder mas por outra razão bem diferente. Nas amizades não há mesmo necessidade de haver ciúmes entre os amigos. Até pode existir momentaneamente tb, mas aquele ciume doentio de fazer joguinhos é abominável e doentio e como bem dizes é sinal que a relação não tem alicerces nenhuns mesmo!
Beijinhos muito doces minha fofa!
Ps: espero que andes rotinha de cansaço
De .. a 19 de Novembro de 2009 às 19:20
Ola. Eu sou bastante ciumenta, sempre que o meu melhor amigo conhece uma pessoa e começa a falar com ela, eu começo logo a ligar a outras pessoas a dizer que o estou a perder porque ele ja nao me liga nenhuma e nao sei que. Tenho imenso medo que ele se afaste de mim, e fico toda nervosa.
Isto é normal? :s
É que houve uma vez em que ele começou a dar-se com uma amiga minha e cagou completamente em mim e passei.me .. mas depois la nos começamos a dar melhor .
o que faço para controlar isto?
Comentar post