Domingo, 10 de Maio de 2009
Peregrinações dos nossos tempos...

Corro o risco de ferir susceptibilidades... mas não posso deixar de falar sobre este assunto, sobre o que me vai na alma em relação a este assunto e que inevitavelmente culmina no dia do meu aniversário!

Coimbra é um dos pontos de passagem, que todos os anos e por esta altura milhares de peregrinos percorrem com destino ao Santuário de Fátima. Alguns chegam a fazer centenas de km's para lá chegar, a maior parte em busca de algo que lhes console a alma ou cure os males de uma determinada doença, cumprindo promessas feitas nalgum momento das suas vidas, esperando o ‘milagre’ desejado, ou simplesmente agradecendo alguma graça recebida nesta forma de devoção. No mesmo sentido são os que alimentam o negócio da Religião. O Santuário de Fátima rende milhões todos os anos através da diversidade de imagens ou estatuetas de todos os tamanhos e feitios da “Virgem Maria,” dos “pastorinhos” ou outros “santinhos"  ou das velas necessárias ao fecho da promessa, ou simplesmente satisfazem os desejos daqueles que querem levar para casa uma recordação do local onde vão em Peregrinação.

Independentemente de ser ou não crente, não iria a pé para Fátima nem que me pagassem um milhão de euros... Acho excelente a perspectiva do encontro de milhares de pessoas num Santuário... divindo rezas e crenças... digamos que este tipo de "evento"  não foge muito a um concerto com uma banda de renome num amplo estádio... a diferença é que neste último caso ninguém vai a pé centenas de km's!

Agora não admiro estas peregrinações pela violência que milhares de pessoas infligem ao seu próprio corpo. Notem que não deixo de  respeitar as escolhas de cada um, mas neste caso não consigo sentir admiração e deixar de ter a minha opinião que os que me estão próximos, alguns peregrinos também e me dizem: "é em prol da Fé, Sheila!" Fé? pergunto eu? É preciso sacrificar fisicamente o meu corpo, arranjando um sem número de problemas fisicos futuros para demonstrar a fé? Desculpem mas eu não acho!

A fé para mim está dentro de nós, no nosso coração. A verdadeira Fé vê-se nos nossos actos! Fé para mim é respeito, ajuda, amizade, amor!

Quantos vão a pé para Fátima e fazem as repetidas orações e depois na vida diária são os menos respeitadores, os piores vizinhos, os que vão fazendo as mesmas coisas e nada mudam o seu dia a dia, continuam a ter práticas erradas e colhem das suas vidas o reflexo dos seus desmandos ou desregramentos, sendo por vezes isso a causa directa de tantos males e sofrimentos!

Hoje passei por muitos peregrinos, voltei a assistir a situações que condeno, que me tiram do sério e me fazem abanar a cabeça pela falta de civismo e respeito pelos outros e pelo ambiente.

Falta de respeito pelos automobilistas nas situações em que passam por estradas com passeios mas teimam em ir na estrada, como se de um direito de peregrino se tratasse!. Falta de respeito pelo meio ambiente porque em muitos sitios de paragem deixaram um cenário de lixo e imundice.

A fé de todos devia ser o respeito pelas leis da Vida, da Natureza e não o comportamento que me entristece e que vejo a piorar ao longo dos anos! Chamam isto de Fé? Eu chamo-lhe Hipocrisia!

 



publicado por Sheila às 01:34
link do post | comentar | favorito

9 comentários:
De 100timento a 10 de Maio de 2009 às 11:34
A fé para mim está dentro de nós, no nosso coração. A verdadeira Fé vê-se nos nossos actos! Fé para mim é respeito, ajuda, amizade, amor!
Penso que com isto já dizes tudo...e ainda o pior de tudo são os que em nome da fé exploram os que a tem ...padres padrecos bispos e papas...manter o luxo do vaticano não é mole .
Beijinho,concordo contigo.


De Sheila a 10 de Maio de 2009 às 19:46
Doce amigo :) que bom ver-te no meu cantinho :)
Há muita hipocrisa na fé e neste fanatismo religioso que se vive em Fátima nesta altura, e a exploração da fé e da religião a outros níveis seria assunto para mais um post . Fico feliz por partilharmos os mesmo valores.
Beijo Doce


De Tudo SobreTudo a 10 de Maio de 2009 às 11:59
Não poderia estar mais de acordo contigo amiga.... é excatamente assim que vejo as coisas! Pena que adita fé tape os olhos de muitas pessoas e estas não vejam para lá do horizonte!
Beijinhos
TST


De Sheila a 10 de Maio de 2009 às 19:49
Eu sei amiga e infelizmente falas com conhecimento de causa! Tenho sempre a esperança que de alguma forma as pessoas evoluam e possam tornar-se melhores... essa é a minha fé!
Beijo muito grande


De cuidandodemim a 10 de Maio de 2009 às 19:12
O fanatismo por uma coisa nunca levou ninguém a bom porto. Quando em exagero há coisas essenciais que ficam para trás porque são ofuscadas por um ideal que nem sempre é o mais certo...
Bjns


De Sheila a 10 de Maio de 2009 às 19:53
É verdade querida! Nem 8 nem 80 e em tudo na vida há que haver equilibrio! Os ideais podem ter bons fundamentos mas só na teoria porque na prática os verdadeiros ideais são completamente deturpados.
Beijinhos doces


De green.eyes a 10 de Maio de 2009 às 19:25
Temos aniversário a 13 de Maio??
Fátima não é um local de culto, mas sim um local de exploração ...
Quem tem fé pode rezar numa igreja qualquer em casa ou até na rua, pois Deus não se vai incomodar com isso.
beijinho


De Sheila a 10 de Maio de 2009 às 19:58
Pois por fazer anos nesse dia é que convivo com esta realidade desde sempre!
E estou plenamente de acordo contigo minha querida, quem tem fé pode rezar num sitio qualquer e sem que seja necessário ultrapassar os limites do corpo. Deus incomoda-se é pelos actos negativos que muitos praticam!
Beijinhos


De mamaepedro a 11 de Maio de 2009 às 10:17
Completamente de acordo... não consigo perceber porque é que o sacrificio faz parte da fé humana, onde se aprendeu isto ? Da igreja nem quero falar, pois abomino-a pela sua hipocrisia, pelo seu luxo e por ser tão retrógada (sou catolica, não praticante)

Beijokas


Comentar post

* mais sobre mim
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* pesquisar