SER POBRE...

Um pai, bem na vida, quis que o seu filho soubesse o que era ser pobre, e levou-o para passar uns dias com uma família de camponeses. O menino passou 3 dias e 3 noites a viver no campo.
No carro, e de volta à cidade, o pai perguntou-lhe:
Como foi a tua experiência?
- Foi boa, responde o filho, com o olhar perdido à distância.
E o que é que aprendeste? Insistiu o pai.
O filho respondeu:
1 - Que nós temos um cão e eles tem quatro...
2 - Que nós temos uma piscina com água tratada, que chega até metade do nosso terreno. Eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde têm peixinhos e outras belezas.
3 - Que nós temos candeeiros para iluminar o nosso jardim, enquanto que eles tem as estrelas e a lua para iluminá-los.
4 - Que o nosso terreno chega até o muro. O deles chega até o horizonte.
5 - Que nós compramos a nossa comida, e eles cozinham.
6 - Que nós ouvimos CD's... Eles ouvem uma perpétua sinfonia de pássaros, periquitos, sapos, grilos e outros animais... e muitas vezes acompanhada pelo sonoro canto de um vizinho que trabalha na sua terra.
7 - Que nós usamos microondas. Tudo o que eles comem tem o glorioso sabor do fogão à lenha.
8 - Que para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com alarmes... Eles vivem com as suas portas abertas, protegidos pela amizade dos seus vizinhos.
9 - Que nós não vivemos sem telemóveis, sem computador e sem televisão... e que eles vivem intensamente a vida, ligados ao céu, ao sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família.
O pai ficou impressionado com a profundidade do seu filho e então o filho terminou:
- Obrigado, pai! por me teres ensinado o quanto somos pobres!
Cada dia grande parte da humanidade está mais pobre de espírito e de observação da natureza, que são as grandes obras de Deus.
Cada vez mais há uma constante preocupação em TER, TER, TER, E CADA VEZ MAIS TER, em vez de existir a preocupação em SER: SER cada vez mais, SER cada vez melhor, SER verdadeiro, SER livre, SER completo...
De Tudo SobreTudo a 5 de Maio de 2009 às 12:20
Lindo exemplo de vida! Resume-se a darmos valor ás coisas simples e não a cumplicar nada!
Adorei este texto Sheila!
Beijinhos
TST
De
Sheila a 5 de Maio de 2009 às 18:19
É um exemplo lindo e mais uma vez nos faz re-pensar o modo como vivemos e se de facto sabemos viver :)
Beijo grande minha querida
Sheila
Boas! =)
O texto é muito bonito e resume muito bem o valor que as pessoas, cada vez mais, dão às coisas da vida. Não é por acaso que as coisas mais simples são as mais saborosas e intensas, se calhar parar e pensar, faria bem a muitos de nós...
Gostei do post.
Beijinhos
De
Sheila a 5 de Maio de 2009 às 18:28
As pequenas coisas, que a muitos passam despercebidas, são mesmo as que acabam por ter um grande impacto na nossa vida e na nossa felicidade... e é dessas que temos que cuidar no dia a dia e saber dar valor! Eu creio que todos nós temos momentos em que paramos... que repensamos ... mas se reparares isso só acontece quando algo corre mal ou não corre como gostaríamos acima de tudo devemos dar valor ao que temos e ao que não temos... e o que não temos e que gostaríamos de ter às vezes é secundário e só queremos ter por capricho... aqui sim devemos sempre arranjar um tempo para pensar nessas coisas :) e evoluir... melhorar... porque esse é o caminho...
Obrigado pela tua companhia aqui no doce refúgio Beijinhossss
A verdadeira riqueza está naquilo que nos toca, naquilo que nos faz sentir bem, naquilo que nos faz ser mais e melhores.
Bjns
De
Sheila a 5 de Maio de 2009 às 18:32
sem dúvida minha querida! Devemos sempre esforçarmo-nos por ser melhores, por evoluirmos no sentido da nossa própria felicidade... por gostarmos de nós e cuidarmos de nós e dos que amamos e sermos verdadeiros com os nossos sentimentos interiores e exteriores também!
Muita força amiga linda!
Beijo doce 
De Açucena a 5 de Maio de 2009 às 20:16
Que lindo post simplesmente adorei.
o ser é claro q +é mt mais importante do q ter, isso sem duvida, mas as pessoas hj em dia n sabem dar valor ás pequenas coisa da vida, q por sinal sao as melhores.
beijinhos
De
Sheila a 5 de Maio de 2009 às 23:37
Olá linda :)
O SER devia ser a nossa verdadeira essência, o ter devia ser apenas um complemento, porque há coisas básicas na vida que devemos ter não é?
Sem dúvida que as pequenas coisas são as mais importantes e infelizmente há quem nem se aperceba disso quanto mais dar valor!
Obrigado pela tua visita e pelas tuas palavras tão sensatas e verdadeiras
Beijo doce 
De Timóteo Pires a 5 de Maio de 2009 às 21:17
LINDÍSSIMO!!!
E como eu compreendo esse menino... serei eu?...
lol ...
Beijo
TIM
De
Sheila a 5 de Maio de 2009 às 23:42
ena Timon que prazer ter-te aqui no meu cantinho e ter-te na minha vida e no meu dia a dia sempre :)
Por acaso até podias ser tu esse menino :) espelha mesmo bem a tua infância e sei que guardas recordações bem vividas de uma vida em contacto com a natureza. Agora estás na cidade, mas não dispensas as tuas visitas semanais à tua origem e isso meu querido é saber dar grande valor a diversas coisas que muita gente não sabe dar!
Beijo grande 
De
MIGUXA a 5 de Maio de 2009 às 23:43
Sheila,
É enorme o manancial de situações com as quais nos testas minha amiga...És muito especial para mim, já to disse com o coração nas mãos... gosto da maneira inteligente, sensível com a qual abordas os diferentes temas. És uma comunicadora excelente, fazes-me bem.
Beijokinhas
Margarida
De
Sheila a 5 de Maio de 2009 às 23:55
doce Margarida,
Também tu és muito especial para mim e alguém que um dia adoraria conhecer pessoalmente... há uma afinidade especial e já escrevi como é bom sentir afinidades! É uma realização suprema que nos preenche na íntegra! O teu carinho e a admiração mútua que sentimos é sem dúvida algo que nos marca, que nos dá alento, que nos faz sentir fortes e nos dá força para sermos cada vez melhores!
Adoro ser tua amiga doce amiga Margarida
Beijo doce com carinho! 
Comentar post