
Certo dia, uma mulher chamada Ana foi renovar a sua carta de condução. Quando lhe perguntaram qual era a sua profissão, ela hesitou. Não sabia bem como se classificar.
O funcionário insistiu: "o que eu pergunto é se tem uma ocupação, um trabalho."
"Claro que tenho um trabalho", exclamou Ana. "Sou Mãe!!"
"Nós não consideramos isso um trabalho. Vou pôr dona de casa", disse o funcionário friamente.
Uma amiga da Ana, a Marta, soube do que se passara e, durante algum tempo, meditou no assunto.
Num determinado dia, encontrou-se em situação idêntica. A pessoa que a atendeu era uma funcionária de carreira, segura e eficiente.
O formulário parecia enorme, interminável.
A primeira pergunta foi: "qual é a sua profissão?"
Marta pensou um pouco e sem saber bem como, respondeu:
"Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas."
A funcionária fez um ar de estupefacção e Marta repetiu palavra por palavra a sua afirmação.
Depois de ter anotado tudo, a jovem ousou perguntar: "Posso saber, o que é que a senhora faz exactamente?"
Sem qualquer hesitação, em tom firme, com muita calma, Marta explicou: "Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa."
Pensando na sua família, ela continuou: - “sou responsável por uma equipa e já recebi quatro projectos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é de 12 horas por dia, por vezes mesmo de 24 horas."
À medida que ia descrevendo as suas responsabilidades, Marta notou um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que preencheu todo o formulário com os dados fornecidos.
Quando regressou a casa, Marta foi recebida pela sua equipa: três meninas de 13, 7 e 3 anos. Subindo ao andar de cima da casa, ouviu o seu mais jovem projecto, um bébé de seis meses, a ensaiar um conjunto de novas sonoridades.
Feliz, Marta tomou o bébé nos braços e pensou na glória da maternidade, suas múltiplas responsabilidades e horas intermináveis de dedicação...
"Mãe, onde estão os meus sapatos? Mãe, ajuda-me a fazer os deveres? Mãe, o bébé não para de chorar. Mãe, vai-me buscar à escola? Mãe, vai à minha aula de ballet? Mãe, compra-me…? Mãe...?"
Sentada na cama, Marta pensou: "se ela era doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas, o que seriam as avós?"
E logo descobriu um título para elas: doutoras-sénior em desenvolvimento infantil e em relações humanas. As bisavós, doutoras executivas-sénior. As tias, doutoras-assistentes. E todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras: doutoras na arte de tornar a vida melhor!
Num mundo em que se dá tanta importância aos títulos, em que se exige sempre especialização nas mais diversas áreas profissionais, o importante é tornarmo-nos especialistas na arte de amar.
Muitas Mães preocupam-se e sofrem por não poderem dar aos seus filhos o melhor de tudo!
Mas uma verdadeira Mãe dá sempre aos seus filhos o seu melhor !
Doce e Feliz Dia da Mãe!
De Just Moments a 3 de Maio de 2009 às 01:48
Lindo ..lindo!!
esta história diz tudo..
embora não ligue muito a datas, esta é mais que merecida, como mãe e filha que sou!!
Um dia Muito feliz querida!!
De
Sheila a 3 de Maio de 2009 às 01:59
Minha Querida Amiga :)
Também amei a energia desta história que nos dá o verdadeiro valor do que é ser mãe. Diferente das frases feitas já tão eternizadas e também verdadeiras mas que caiem infelizmente na banalidade. (pelo menos para mim)
Sou muito sentimental, mas não do tipo lamechas, apenas alguém demasiado prática e que gosta de ver os conceitos colocados em exemplos reais... que estes sim nos transmitem um ensinamento tão bem mais real e verdadeiro.
Feliz dia para ti junto dos que mais amas e que te amam muito também. Beijo muito muito doce como tu minha querida amiga.
Sheila
De Tudo SobreTudo a 3 de Maio de 2009 às 08:43
Que lindo texto!!
Nós somos mesmos umas douturadas para conseguirmos fazer tudo!
Feliz dia!
Beijinhos
TST
De Tudo SobreTudo a 3 de Maio de 2009 às 08:43
Que lindo texto!!
Nós somos mesmos umas douturadas para conseguirmos fazer tudo!
Feliz dia!
Beijinhos
TST
De
Sheila a 4 de Maio de 2009 às 10:00
Somos mesmo minha querida!
Espero que tenhas tido um excelente dia da Mãe :)
Beijinhos grandes e votos de uma boa semana!
Sheila
De azuldoceu a 3 de Maio de 2009 às 19:00
Que bonito post! De facto, hoje em dia, parece que de se dá mais importância aos titulos, do que aquilo que é verdadeiramente importante: amar!
Feliz dia da mãe!
Beijocas
De
Sheila a 4 de Maio de 2009 às 10:13
Minha Querida,
... e é ridiculo que ainda haja muita gente que dê importância a titulos quando todos nós temos em comum o facto de querermos ser felizes... infelizmente muitos pensam é que essa felicidade/amor tem que vir dos outros! Enfim!
Beijo grande
De
MIGUXA a 3 de Maio de 2009 às 21:19
Sheila,
Lindo o teu texto. Bela escolha..
De facto não há tarefa mais importante que a de ser mãe...entrega por inteiro, amor inultrapassável, desejo eterno de cuidar...
Um beijo enorme
Margarida
De
Sheila a 4 de Maio de 2009 às 10:18
obrigado amiga, pelas tuas palavras sempre tão queridas. Ser mãe é além de uma tarefa a full time, uma dádiva de Deus. Abençoadas aquelas que cuidam e mimam os seus filhos, que fazem tudo por eles, que se preocupam com a sua formação e bem estar :) e que lhes transmitem um amor verdadeiro e uma dedicação ilimitada.
Beijio muito grande
FELIZ DIA DA MÃE PARA SI.
Boa semana.
Beijinho
De
Sheila a 4 de Maio de 2009 às 10:20
Olá Amiga,
Espero que tenhas passado um dia muito feliz na companhia do teu mais que tudo :)
Excelente semana também para ti :)
Beijo grande 
Nunca vi nada tão bonito!!
Adorei o texto, com simplicidade, com exemplos do dia a dia prestas-te uma grande homenagem às mães, só te faltou dizer que esse é um doutoramento que não tem prazo final e onde além do mais se baba muito também 
Bjocas
De
Sheila a 4 de Maio de 2009 às 19:22
Olá amigas Isabeis :)
É um prazer ter-vos no meu doce cantinho :)
Obrigado por finalizarem este magnifico exemplo com chave de ouro! É um dos doutoramentos mais árduos e merecidos na vida de uma mulher 
Beijo enorme para vocês minhas queridas :) e votos de que tenham uma excelente semana... infelizmente sem feriados
lolol
Sheila 
Boas!
O post não podia ser melhor e mais adequado, num mundo onde cada vez mais as posições estão acima dos sentimentos, é bom relembrar que nem tudo está certo. Boa escolha =)
Boa semana,
Beijos
De
Sheila a 4 de Maio de 2009 às 19:25
Olá Amigo J :)
Obrigado pelo comentário tão carinhoso e pela tua presença aqui no doce refúgio :)
Esta história de grande simplicidade e actual é, uma vez mais, uma grande lição de vida!
Tem uma excelente semana :)
Beijinhos 
Olá.
Ser mãe é o trabalho mais difícil do mundo, se o fizermos como deve de ser...
Bjns
De
Sheila a 4 de Maio de 2009 às 19:31
Olá amiga :)
Há dias bastante dificeis sim! O texto reflecte o sentimento de uma verdadeira Mãe... para mim quem tem filhos por ter ou para se candidatar a subsidios etc é apenas mãe biológica nada mais. Se há coisas na vida que me revoltam é existirem tantas mulheres, com um amor tão grande e que por infortunio não podem conceber um filho e tantas que para ai andam desnaturadas tem filhos aos pontapés que acabam por ser maltratados, deixados ao abandono e crescem sem amor e carinho. A vida infelizmente não é justa para alguns e isso entristece-me muito.
Desejo-te uma boa semana minha querida.
Beijo doce 
Olá :)
Tal como já tive oportunidade de to dizer através do msn, penso que o trabalho de mãe é o mais dificil, mas o mais compensador. Deve ser concerteza o que mais fortes desgostos e alegrias consegue causar!
Beijinhos para ti e para a pequenina Inês
De
Sheila a 4 de Maio de 2009 às 19:35
Olá doce Joana,
Como falámos acredita que há dias dificeis... nós Mães só queremos o melhor, temos necessidade de evitar que algo aconteça aos nossos... quantas vezes não sofremos imenso por sabermos que nem sempre podemos proteger os nossos filhos. Tenho sempre imenso medo que algo de mal aconteça à Inês. Quando estou deitada no sofá enroscada na minha Inês sinto uma felicidade e uma paz que ninguém cálcula... há momentos mágicos, lindos e que jamais se esquecem!
Desejo-te uma excelente semana... agora com o bom tempo aproveita bem para os treinos :)
Muitos beijinhos e um especial enviado pela Inês :)


Nada melhor do que estarmos enroscadinhos num terno abraço às pessoas que mais nos dizem!!
Tenho aproveitado sim para treinar. Faça chuva ou faça sol, vou treinar todos os dias, mas claro que nestes dias a vontade é maior!
Uma excelente semana para ti e todos os teus!
Comentar post