Terça-feira, 1 de Dezembro de 2009
Quem Ama Educa

 

(sintonia entre mãe e filha - Junho 2002)

 

Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja no seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora. Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos. Dependendo do que a força da natureza lhe reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos. Certamente retornará fortalecido pela aprendizagem adquirida, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.

 

Assim são os FILHOS.

 

Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes. Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os seus próprios riscos e viver as suas próprias aventuras.

Certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola, mas a principal provisão, além das materiais, estará no interior de cada um: A CAPACIDADE DE SER FELIZ.

Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.

 

O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.

 

Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos, mas não podem esquecer-se do dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, este porto para outros seres.

Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem devem levar VALORES herdados como: HUMILDADE,  HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.

 

Filhos nascem dos pais, mas devem tornar-se CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.

 

A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL A BUSCAR E TER A CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.

 

Os pais não devem seguir os passos dos filhos e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.

 

Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, do seu porto, e, como os navios, partirem para as próprias conquistas e aventuras.

Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que: “ QUEM AMA EDUCA ”.

 

Içami Tiba

 

 

E como os pais fazem o máximo pela felicidade dos filhos... qual o melhor programa para um dia de feriado, qual é? De preferência seria não ter hora para levantar... mas amanhã não me vai calhar essa sorte! A minha filha tem uma festa de anos às 10h da manhã (acho que vai ser mais às 11h... não sei porquê lol ... ). Custa um bocado... sim já aqui o disse e volto a dizer... adoro dormir e custa-me a um dia de feriado ter que levantar mais cedo!! Mas quando penso que a festinha é de uma coleguinha da creche, que a Inês já só vai vendo em festinhas, sinto que é fundamental não se perderem estes laços da infância, e que nem o facto de terem seguido para escolas diferentes irá conseguir quebrar estes elos, que nós Pais somos também responsáveis por manter!

 

Deixo o Desejo de um excelente dia de Feriado!

Nós vamos divertir-nos muito... lol

 

 (... a sintonia continua...)

 



publicado por Sheila às 01:44
link do post | comentar | favorito
|

18 comentários:
De Selene a 1 de Dezembro de 2009 às 10:21
Já te tinha dito que a tua menina é a tua cara?
Só um Mãe com "m" grande poderia escrever um post assim.
Achei-o lindo, duma verdade, ternura e sensatez imensos.
Tens toda a razão. Quem me dera que os meus pais também ivessem sido um porto seguro para mim e me tivessem ensinado melhor a defender da vida.
Mas eu cresci e ganhei força sozinha que espero vir a aumentar e um dia transmitir a um filho, porque eu vou amar muito e vou, dentro dos meus conhecimentos e amor, saber educar.
Lindo post, lindo mesmo...
Boa festinha para a tua menina, sempre foram às dez horas?
Bjns e bom feriado.


De Sheila a 2 de Dezembro de 2009 às 00:15
:)) É curioso que a Inês agora começa a ficar mais parecida comigo, porque sempre teve mais traços do pai... acho que é por finalmente o cabelo começar a crescer mais lolol
Acima de tudo temos que proporcionar segurança e felicidade aos nossos filhos, e criar neles a tão necessária auto confiança/segurança, e há que faze-lo de forma consciente para ambas as partes.
A festinha correu bem e ainda almoçámos todos juntos após a festa :) Pois às 10h lol, levantámo-nos pouco antes dessa hora... deixei-a na festa eram 10h45... e lá ficou até às 13h :))
Durante a tarde, depois já em casa estivemos a ver receitas de doces para o Natal. Geralmente é a minha mãe que costuma fazer a doçaria, mas este ano vou-me aventurar nalgumas coisas... se não começo agora já viste que depois daqui a alguns anos a Inês não se vai lembrar dos doces da mamã lol
Adoro cozinhar, mas cá em casa o "doceiro" costuma ser o pai, eu sou mais dada a fazer petiscos :) Mas acho que quando fazemos as coisas de alma e coração tudo sai sempre bem!
Minha querida espero que estejas bem e daqui te mando muitos beijinhos doces cheios de amizade e ternura

Ps: tenho a certeza que um dia irás ser uma excelente mãe :)


De Selene a 2 de Dezembro de 2009 às 09:16
Fazes bem em aventurar-te nos doces, eu cá adoro fazer doces.
Este ano serei eu a responsável pela ceia e almoço de natal, convidei as mães para vir a minha casa.
É a primeira vez que faço algo do gênero, estou um pouco ansiosa pois quero sempre que tudo saia perfeito.
Bjns doces.


De Sheila a 4 de Dezembro de 2009 às 01:12
Linda,
Vai sair mais que perfeito! :)))
Grande beijinho para ti minha querida


De MIGUXA a 1 de Dezembro de 2009 às 12:53
Sheila,

Minha querida,

O que é que os pais não fazem pelos filhos???Até levantar bem cedo em dia de descanso...quantas vezes o fiz e quantos kms para lá e para cá, enfim são os nossos queridos e mais que tudo...

Excelente fim de semana, bom descanso
Beijos doces
Margarida


De Sheila a 2 de Dezembro de 2009 às 00:18
Doce Margarida :)

Nós pais fazemos tudo pela sua felicidade e bem estar. Muito sinceramente prefiro ir leva-la e busca-la e daqui a uns anos espero ter saúde para a deixar sair à noite e a poder ir levar e buscar. Nisso ela terá sorte em eu ser noctivaga lol
Espero que tenhas tido um bom dia de feriado.
Muitos beijinhos doces com carinho


De cuidandodemim a 1 de Dezembro de 2009 às 13:49
Adoro a fotografia, está linda, linda!
O texto é fantástico, todos os pais deviam lê-lo, porque nem todos têm essa mentalidade e essa ideia acerca do seu papel como pais e como devem proceder para com os seus filhos...
Bjns, um óptimo feriado!


De Sheila a 2 de Dezembro de 2009 às 00:19
ai amiga recuar uns anos atrás deixa-nos uma saudade imensa. Momentos que passam, que não voltam mais, mas que ficam bem presentes em nós :))
Desejo-te a continuação de uma excelente semana
Muitos Beijinhos


De Segredos!!! a 1 de Dezembro de 2009 às 21:17
Como ela cresceu...=) mas cotinua fofinha...:p

beijinhs***


De Sheila a 2 de Dezembro de 2009 às 00:23
Olá :)
... e ainda hoje notei mais isso com os amigos que vieram da creche e que por força de mudança de escolas só vou encontrando nestas festinhas. Está mto alta de facto... para veres e ainda com 7 anos (faz 8 em Fevereiro), mede quase 1,30cm e já calça o 34!!! Ah pois é... eu com 35 anos calço o 37... já não falta mto!
Beijinhos e obrigado pela visita
Continuação de boa semana!


De Marta M a 1 de Dezembro de 2009 às 22:55
Katy:
Escreveste para mim hoje?
Bom feriado


De Sheila a 2 de Dezembro de 2009 às 00:26
Olá Martinha :)

Quase que sim LOL . Ainda ontem tinha pensado se tudo tinha corrido bem com o teu filho. Desejo que estejas bem amiga. Espero ter-te feito sorrir e sentir que tudo vale mesmo a pena, e que o melhor das nossas vidas é chegarmos a uma altura da vida, olharmos para os nossos filhos e sentir orgulho neles e em nós também!
Grande beijo para ti e que tenhas uma boa semana amiga


De Infinito e Mais Além a 2 de Dezembro de 2009 às 11:26
Boas! =)

Há coisas que são naturalmente bonitas, e nos deixam com um sorriso. Estas duas fotografias são exemplo disso. Parabéns!

Mais um texto, mais umas palavras sábias, que espero, cheguem e fiquem em muitas cabeças, e assim, decidam mudar.

Beijinhos


De Sheila a 4 de Dezembro de 2009 às 01:14
Olá :)
Obrigado pelo carinho que sinto nas tuas palavras :)
As fotos trazem excelentes recordações sinal de um passado vivido :)
E concordo contigo um texto que deve ficar na cabeça de muito boa gente :)
Beijinhos doces para ti amigo e obrigado pela tua visita, que é sempre um prazer :)


De pingodemel a 3 de Dezembro de 2009 às 12:21
...e que continue sempre linda :)

beijinhos


De Sheila a 4 de Dezembro de 2009 às 01:15
:) que seja feliz, sobretudo isso :)
Beijo enorme minha querida


De Caminhando... a 4 de Dezembro de 2009 às 10:59
Olá amiga!
Que delicia de fotos!

E sabes o que é extremamente bonito? É ver o olhar da tua pequenina Ines a olhar para ti com tanta ternura e brilho.

Beijinho grande e uma pela bonita Mãe que és!


De cumplicedotempo a 6 de Dezembro de 2009 às 19:19
e a sintonia continua .... e como eu aposto que com a tua forma de ser e de estar esta sintonia jamais terá fim , ouso dizer será intemporal
a ines é uma sortuda , bem haja por esta vossa cumplicidade tão bem patente nestas fotos , és um doce de pessoa e a iNes num doce se ira tornar
sabes e me fácil comentar este post , porque sei que nao preciso salientar a importância da educação e da cumplicidade que deve existir entre pais e filhos e toda essa envolvente , porque tenho perfeita noção que a tua forma de estar e personalidade fazem disso a prioridade do teu dia a dia :)
e por isso te admiro tanto :)

beijo cumplice


Comentar post

* mais sobre mim
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* Doces Miminhos
* pesquisar
 
* Doces Visitas (desde 9 MAR 2009)
Hit Counter
* Playlist


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

* Time



More Cool Stuff At POQbum.com

* Contador de Doces Refugiados
free counters
eXTReMe Tracker
* Doces Refugiados (desde 3 ABR 2009)
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!