Sexta-feira, 5 de Junho de 2009
Egocentrismos na Amizade???

 

 

Não quero acreditar... mas dou-me conta que há em certas relações de amizade jogos de poder e submissão!  Não posso deixar de pensar que este tipo de jogos só podem ser particularmente excitantes para quem é egocêntrico! É que só pode! À luz do egocentrismo deve haver um certo frisson em caçar mas não deixar-se caçar... em querer dominar sem nunca se submeter... em ser-se uma espécie de adorado mas evitando idolatrar o outro... uma espécie de hierarquia de poderes, mas só para o lado de quem é egocêntrico, de quem acha que deve comandar os amigos a seu belo prazer!

Comigo, uma relação só pode funcionar havendo igualdade! Ora decido eu, ora decidem os amigos; ora cedo eu, ora cedem os amigos.. ou decidimos e cedemos em conjunto! Nunca serei totalmente submissa nem dominadora.

Para mim é impensável competir por amizade. Simplesmente acho que não faz sentido. Na amizade não se deveria competir nunca! A amizade não é um livro com folhas brancas que vão sendo preenchidas e que se sucedem umas após as outras porque os amigos das primeiras páginas não têm que ter mais significado, até porque nem sempre ficam para trás e os das últimas páginas, só por serem mais recentes não se podem comparar aos amigos mais antigos, até porque nem sempre permanecem até ao final do livro.

O nosso coração pode albergar todo o tipo de afectos, de vários tamanhos e de consistências diversas. É como se fosse um ficheiro gigantesco ilimitado, não reprimido por X gigas de armazenamento. Cada amigo está na sua respectiva pasta, podendo-se fazer copy paste de determinados ficheiros de umas pastas para as outras. Outros ficam incólumes bem resguardados. Todos têm o seu significado nas nossas vidas. Não é preciso haver competição entre sentimentos e afectos. Ninguém pode dizer que fez delete a um afecto ou que o colocou na reciclagem para ser destruido. Os afectos não passam por nós como as nuvens no céu sem se fixarem no céu. O nosso eu é a construção de todas as pessoas que nos influenciaram, de todas as nossas aprendizagens e de todos os afectos que tocaram a nossa mente. Mesmo que uma amizade tenha deixado grandes mágoas e uma certa desilusão, houve sempre algo que nos fez florescer em algum momento anterior.

Ninguém também pode dizer que a sua vida gira à volta de um só afecto, como se todas as outras pastas pessoais não existissem. Não há nada de mais destructivo numa amizade que torná-la exclusiva, ficar dependente dela e afastar tudo o resto. Uma amizade não pode ser aprisionada. Como podemos saber se o afecto de alguém é real, se está preso? A única forma de saber que alguém gosta de nós verdadeiramente é correr o risco de lhe dar a liberdade de partir para poder regressar.

Agora, lutar? Não compreendo. Não o devemos fazer porque os afectos não se forçam. Não devemos provar nada aos outros nem que somos melhores, nem que somos imprescindíveis, nem que somos a resposta às suas dúvidas. Se o outro não sabe se nos ama, não é lutando por ele que vai ter certezas. Se o outro está indeciso entre este ou outro afecto, não é competindo com um terceiro que vai tomar alguma atitude. E, finalmente, se quis deixar de ser amigo, lutar pode já não adiantar porque a amizade não é nenhuma luz intermitente, e que se colmata com a substituição de uma lâmpada nova.

 

Egocentrismos na amizade? Não, obrigado!

 



publicado por Sheila às 19:10
link do post | comentar | favorito

20 comentários:
De comecardenovopt.blogspot.com a 5 de Junho de 2009 às 19:56
Muito interessante este texto. Eu costumo dividir as pessoas em AMIGOS, amigos e conhecidos. Todos têm a sua importância na nossa vida. Oa Amigos são sempre poucos, mas são o nosso esteio..., o nosso porto da abrigo..., aqueles a quem recorremos nas tristezas e tambéns nos nossos sucessos.., ficam felizes connosco..., largam tudo para nos socorrer a um simples chamado. Depois temos os amigos..., aqueles que vão connosco tomar um cafézinho.., com quem conversamos de qualquer coisa.., com quem damos boas risadas..; ouvimos opiniões.., damos as nossas..., não temos a certeza se poderemos confiar neles, mas sabemos que também nos fazem falta.; temos ainda os conhecidos.., aqueles que sempre encontramos na rua e a quem dizemos um olá, paramos um pouco a falar do tempo..., encontramos na padaria e, enquanto esperamos pelo pão damos dois dedos de conversa. De tanto nos cruzarmos com eles, parece até estranho quando não os encontramos na rua, no hiper, no mercado, etc. Todas estas pessoas estão na nossa lista.., devem continuar nela, pois de todos precisamos. Talvez com o tempo esses amigos..., esses conhecidos se transformen em verdadeiros AMIGOS! A mim já me aconteceu isso, portanto há que deixar o livro aberto e, sem lutas, sem atitudes egocêntricas, novos nomes irão para lá ocupando a página e a linha que a vida escolher para eles. Um bom fim sede semana e muitos beijinhos
Emília Pinto


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:25
Olá Querida :)
Na minha vida também tenho amigos e conhecidos e para mim todos eles tem o seu significado e o seu lugar na minha vida, seja a nível pessoal ou profissional. A grande questão aqui é o sentimento de desilusão que se sente em relação a amigos que a dada altura começam a demonstrar determinadas caracteristicas ou comportamentos inadequados à minha forma de estar, de sentir e de ver as coisas. Amigos que a forma que arranjam de demonstrar ciúmes é afastarem-se e tentarem apagar uma amizade com um delete de uma determinada lista a que se pertencia! Para mim não é assim. Um amigo não se apaga, não se compara com A, B ou C. Cada pessoa é única e especial pelas suas características! Ninguém se apaga das nossas vidas!
Obrigado pelas tuas palavras lindas (como sempre :))
Beijinhos doces e um excelente início de semana!
Sheila


De Caminhando... a 5 de Junho de 2009 às 20:23
Sabes, para mim o melhor numa amizade é ajudar o outro a subir, a tornar-se melhor. Referir e saber dizer o valor que este tem, bem como alerta-lo quando algo está mal. Não deve por isso ser um luta mas sim um caminho lado a lado.
Penso que quando se gosta realmente tal como dizes os afectos não se medem, dão-se genuinamente.
Beijoca


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:31
Eu também sou assim... infelizmente há pessoas que não compreendem quando os alertas para que algo está mal... a reacção é verem-te na perspectiva de que estás é contra eles... porque simplesmente sentem que não os estás apoiar! Como contrariar isso... sinceramente é díficil! Só consegues ajudar quem quer ser ajudado... e quem quer continuar a fazer o papel de vitima limita-se a afastar-se! Paciência! Podia dizer que eles é que perdem... mas sinceramente perco eu e muito pelo seu afastamento!
O meu post é a forma como vejo as coisas. Todos os nossos amigos ocupam o seu lugar, não os comparo. Todos à sua maneira são especiais, são únicos! Não há distinções e todos me complementam. Pena é que alguns não partilhem esta visão!
Beijinho XXL para ti minha fofa!


De cuidandodemim a 5 de Junho de 2009 às 20:59
Excelente texto amiga. Concordo inteiramente. Os afectos não se forçam, ou se sentem ou não se sentem.
Bjns, bom fim de semana!


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:32
É Linda. Os afectos têm que se sentir, caso contrário não é afecto mas apenas um gostar de circunstância!
Beijinhos Doces e o desejo de uma boa semana para ti!


De Marta a 5 de Junho de 2009 às 21:25
Amiga,
assino por baixo tudo.
A minha frase preferida para a amizade é a de que a amizade não se cobra nem se mede apenas se vive

Beijinhos e Bom fim de semana


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:34
Linda,
Acrescentaria à tua frase: A Amizade não se cobra nem se mede, apenas se vive e se sente genuinamente no coração!

Beijo XXL e uma excelente semana... curtinha curtinha... lol


De MIGUXA a 5 de Junho de 2009 às 21:35
sheila,

Adorei a tua dissertação, tão sentida, tão acertada, tão de acordo com o que penso...
Cada amigo que aparece na nossa vida é uma benção e não pode nem deve tirar o lugar a ninguém, apenas o núcleo é aumentado...e isso é bom, muito bom...é AMIZADE!!!

Beijinhos com muito carinho
Margarida


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:37
Doce Margarida
... esta nossa afinidade é linda mesmo!
Cada novo amigo não substitui ninguém e é isso mesmo... apenas o núcleo se vai aumentando. Pena que quem tanto queira a nossa atenção em exclusivo não pense que a amizade não é isso e depois deite tudo a perder!
Beijinhos doces com muita ternura e amizade
Sheila


De comecardenovopt.blogspot.com a 5 de Junho de 2009 às 22:41
Comentei este lindo texto logo que o li. Parece-me até que foi o primeiro. Não o vejo aqui. Se calhar fiz asneira e ele sumiu. É muito natural, pois quando se não tem muita prática de informática, faz-se disparates. paciência. Beijinhos e um bom fim de semana, amiga.
Emília Pinto


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:39
:) como não te consigo adicionar ao perfil, as tuas mensagens têm sempre que ser aprovadas e só depois aparecem visiveis aqui no blog. Pelo que não fizeste nenhum disparate informático... eu é que vim ao blog mais tarde lol
Amiga linda é muito boa a tua presença aqui no meu cantinho! Um abraço muito apertado e um beijo enorme para ti!


De Estrela a 6 de Junho de 2009 às 13:49
a amizade ser ser espontânea!por acaso já vi cenas de ciúmes entre amizades e atá já fui alvo desta situação.
Ninguém é mais importante que ninguém, cada um tem o seu valor. :)


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:43
Os ciúmes não levam ninguém a lado nenhum mesmo!
Quem os sente toma a opção errada de se afastar, levqndo a um duplo sentimento triste para ambas as partes. Os afastamentos, ou as atitudes e comportamentos que algumas pessoas passam a ter só vêm fazer pior: criam em nós desilusões que não sabemos se um dia conseguiremos ultrapassar, e é muito triste! A vida é efémera... se temos pouco tempo porque raio é que as pessoas se comportam assim! Não consigo perceber, infelizmente :(
Beijinhosssss Docessss
Tem uma excelente semana minha querida!


De azuldoceu a 6 de Junho de 2009 às 19:24
Bonito post!
A amizade, tal como o amor, é como uma planta. Necessita de ser regada para sobreviver. É que para mim, recorrer a um amigo só quando se está em baixo ou se tem problemas, esquecendo esse mesmo amigo nos momentos bons da nossa vida, não é uma verdadeira amizade.
Para mim, amizade é partilhar o bom e o menos bom. É ajudar o outro, quando vemos que se está a afundar. É fazer-lhe ver o certo e o errado, mesmo que não seja o que a outra pessoa quer ouvir.
Agora, é verdade que há pessoas interesseiras, egocêntricas e instáveis. Mas dessas pessoas eu quero distância.
Não sou assim e não me dou bem com pessoas assim.
E amigos verdadeiros, infelizmente são cada vez menos...
Beijinhos e um xi coração!


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:50
Olá Linda :)
Sabes eu até consigo aceitar na minha vida pessoas instáveis e de certa forma egocêntricas... às vezes é preciso aceitar as pessoas como elas são! Agora quando aquela relação inicial que passa do conhecimento a uma relação mais madura e de alguma amizade tem que ter espaço para que também essas pessoas te aceitem como és. Eu sou uma pessoa muito frontal... não tenho paciência para joguinhos ou manipulação de situações... quando me vejo inserida em determinado contexto que não escolhi, sou a primeira a dar frontalmente o meu alerta... em oferecer a minha ajuda no sentido de não deixar evoluir nada para situações negativas... se a outra parte dos amigos não aceitar ou não ajudar nesse sentido... é mais que óbvio que ninguém sozinho consegue remar contra a maré! Porque na amizade os esforços entre amigos têm que ser feitos em conjunto e em prol do bem estar de todos, porque os dois lados é que devem levar ao verdadeiro equilíbrio!
No entanto, mesmo em minoria, há-de haver sempre amigos verdadeiros! :) Até porque na vida não interessa a quantidade mas sim a qualidade!
Beijinho doce XXL minha querida :)


De Caminhando... a 6 de Junho de 2009 às 21:08
Passei por aqui para te deixar um abraço bem apertadinho!!


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:52
oh minha fofa! que abraço tão bom, tão gostosão :)))
Eu tou bem, fica tranquila :) Já sabes que sou aquela força de gaja! ehehehehehe
Muitos Beijinhos para ti minha doce Joaninha :)))


De MIGUXA a 7 de Junho de 2009 às 00:42
Sheila,

Querida amiga,
Passei para te desejar umas óptimas férias e
Um beijo e xi-kor enormes
Margarida

P.S. Tens um miminho no meu espaço "Prémios & Lembranças"


De Sheila a 8 de Junho de 2009 às 02:55
Olá minha doce e querida amiga :)
Obrigado pelo teu miminho, que publiquei com muito prazer e carinho!
Só irei de férias na 3ª feira à tarde... amanhã e 3ª de manhã ainda tenho assuntos pendentes que tenho que deixar fechados. Por isso ainda me vais ver por aqui sim?
Beijinhos muito docinhos e um xi-kor apertadinho!


Comentar post

* mais sobre mim
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* pesquisar