Sábado, 20 de Agosto de 2011
Tiroidectomia Total – 2 meses e meio depois

Estou a caminho do 3º mês pós cirurgia. Sinto-me bem e atrevo-me a dizer que estou em boa recuperação.
Pequenas alterações que a cirurgia me trouxe, mas que já quase não há vestígios delas no meu organismo. Vou mais uma vez deixar um pouco do meu testemunho e algumas fotos.

 

Primeiras duas semanas do pós operatório:

 

Passei 2 dias no IPO, como já tinha referido anteriormente, e foi na primeira semana, quando regressei a casa, que comecei a sentir algumas alterações, motivadas não só pela cirurgia mas também pela anestesia geral. A primeira foi a pele da cara extremamente seca, principalmente na zona da testa, quando a minha pele é bastante oleosa até. Depois sentia a voz extremamente rouca, ao ponto de ficar cansada e sem fôlego só de falar por breves momentos. Outra alteração, esta muito chata e que nunca me tinha acontecido, foi a nível dos intestinos: obstipação. Ter vontade de fazer cocó e não conseguir foi para mim a pior das experiências. As fezes estavam extremamente secas e duras e cheguei a ter que comprar “ajudas” para conseguir fazer esta necessidade fisiológica lol. Outra alteração foi no cabelo: tenho o cabelo bastante comprido. Ainda o cortei um pouco antes da cirurgia e precavi-me também com a compra de um shampoo seco. Sabia que nos dias posteriores à cirurgia não iria conseguir lavar o cabelo. A minha experiência com o shampoo não foi das melhores! Quando o usei fiquei com o cabelo cheio do pó branco do shampoo… valeu-me a minha cabeleireira (obrigada Carla) que me lavou o cabelo, estando eu numa posição bastante cómica na cadeira lol literalmente de rabo pró ar! No pós cirúrgico e até tirarmos o penso não conseguimos (e não é aconselhável) esticar o pescoço e levantar a cabeça. Por isso e nas 2-3 semanas seguintes à cirurgia lavei sempre o cabelo no cabeleireiro (na tal posição…). A dizer-vos que o meu cabelo também ficou extremamente seco e baço, mesmo utilizando os melhores produtos de cabeleireiro. Outra alteração que senti foi ao nível dos movimentos do pescoço.
Tive que re-aprender a espirrar e a bocejar. O espirro saía tipo tosse e o bocejar nunca era profundo. A cicatriz parece estar bem, pelo menos as criticas são nesse sentido. Eu como nunca tive nenhuma, o que noto é ainda o sitio dos pontos e uma parte da cicatriz (a meio) está ainda mais grossa e vermelha, parece que a pele não uniu como deve ser… ou que os pontos nesta zona foram mais apertados. Comprei umas compressas em tecido e um substituto de sabão (ph neutro e sem cheiro) para limpar a cicatriz e repito este gesto várias vezes ao dia. Limpo, seco bem e aplico B-Pantene plus alternado com o creme Barral. A cicatriz doí-me e sinto a pele muitas vezes a repuxar por dentro. Dizem-me que é normal e que é a própria pele a restabelecer-se… Não deixo que a cicatriz fique seca e ao colocar creme gordo várias vezes ao dia, sinto-me mais aliviada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O "V" da Vitória lloll

 

(9 de Junho - com metade dos pontos tirados)
 

Mês e meio depois…

 

Voltei ao IPO pela 2ª vez no passado dia 18 de Julho. As análises já estavam normais, mas continuo descalcificada, e por isso mantenho a toma de cálcio, desta vez combinada com vitamina D3 e acompanhada com mais 2 comprimidos de fixação de cálcio. Não me sinto cansada ou alterada com o medicamento que substitui a Tiroide, estou a tomar Eutirox 150mg. Tenho bastante sono e faço noites/manhãs de sono com mais de 10horas. Sempre que acordo doi-me imenso a cicatriz… creio que seja das posições em que durmo, de me virar, de transpirar e de durante o sono, a pele absorver o creme gordo por completo. Felizmente durmo bem, embora tenha noites que demoro mais tempo adormecer e encontrar a posição em que me sinto mais confortável. A voz continua rouca. Por esta altura a terapia já é esforçar ao máximo e puxar pela voz. Lá vou cantando e aumentado o timbre o máximo que consigo e tenho breves momentos que fico sem voz… mas tusso e a voz regressa. Os espirros ainda não acabam em “im” mas já consigo bocejar profundamente. Tenho saudades de rir às gargalhas… a garganta ainda não me permite esse timbre. Tenho dias que fico preocupada… tenho a sensação que já passou tanto tempo… Começo a semana do dia 25/7 em contagem decrescente para as férias… Os meus intestinos já voltaram ao que eram… e retomei as duas vezes ao dia (the usual) {#emotions_dlg.lol}

O cabelo continua seco e tenho algum receio de o pintar. Um mês pós operatório o cabelo cai-me desmesuradamente. Já me tinham avisado disto… nunca pensei foi passar a mão pelo cabelo e virem tufos de cabelos agarrados aos dedos. Assustador!  Os brancos não perdoam e começam aparecer…aguento 3 semanas a mais do tempo habitual de pintar (ainda bem que consegui ficar a trabalhar em casa) e pinto o cabelo 7 semanas depois do pós operatório. Por esta altura já estou a tratar da minha cicatriz de forma diferente. Deixei os cremes gordos… se no pós operatório me aliviavam as dores, passado um mês comecei a sentir que o facto do creme secar, me fazia doer imenso a pele. Por conselho de uma amiga farmacêutica (obrigada Teresa)e que também já passou pela mesma cirurgia, comecei a usar um gel em silicone, chamado Kelo-Cote. Não é barato, mas compensa imenso. É uma bisnaga de 15ml e custa 40€, e eu estou muito satisfeita com os resultados. Uso duas bisnagas, a normal que coloco à noite e durante o dia aplico outra que tem protector solar, factor 30. Mediante o meu dia ou para onde vá… reforço a protecção solar e uso factor 50 em toda a cicatriz, e por cima do Kelo-Cote.

Retomei a minha vida sexual! Movimentos bem calculados e com muita calma e tudo se consegue na perfeição… Yeahhh llooolll {#emotions_dlg.sarcastic}

 

Parti um dente não sei bem como… e as gengivas doiem-me de vez em quando. Só de pensar na cadeira da dentista tremo por dentro lol Mas ainda não estou em condições de ir ao dentista, de esticar a cabeça e de levar anestesia.

 

2 meses depois

 

A 3 de Agosto estou de Férias em Espanha e comemoro 2 meses de cirurgia com uma bela Paella de Marisco. A voz está muito melhor… já só fica mais rouca se falar mesmo muito. Religiosamentetomo o meu medicamento todas as manhãs. Como já tinha dito no post anterior este ano não fiz praia. Andei imenso a pé e dores apenas tive nas pernas… de resto não senti que o facto de ter sido operada recentemente me tenha alterado.
Por esta altura já estou mais que habituada a andar de lenço ao pescoço, tenho muito receio do sol. Trato da minha cicatriz 2 vezes por dia, com o tal gel de silicone. Não tenho mais dores na cicatriz e não sinto a pele a repuxar. Um dos dias faço a experiência de colocar creme barral à noite, em vez do gel de silicone… e na manhã seguinte tenho dores na cicatriz e à volta do pescoço. Coincidências ou não, arrumei o creme Barral e a minha opção será continuar o tratamento só com o gel de silicone. A minha cicatriz está mesmo com bom aspecto. Os pequenos pontos das extremidades já quase não se notam e nas extremidades a pele colou na perfeição e mal se nota mesmo. Só na pele por cima dos ossos mais salientes do pescoço é que se nota que ainda está um pouco mais grossa, mas a tonalidade passou de vermelha a esbranquiçada. Está sem qualquer dúvida com muito melhor aspecto que há um mês atrás.

 

31 Julho 2011

 3 Agosto 2011

 

Actualmente, e dois meses e meio passados, todas as alterações referidas anteriormente estão ultrapassadas. Nas últimas duas semanas o meu cabelo voltou a ser o que era: brilhante e macio. A pele da minha cara já voltou ao normal também. A voz creio estar totalmente recuperada… já não fico rouca. Os meus espirros já dizem “atchim” e felizmente bocejo profundamente na perfeição. Recuperei as minhas gargalhas… (coitados dos meus colegas). A cicatriz continua óptima… e sem dores. Fiz pausa do cálcio e do fixador de cálcio por alguns dias (de 31 de Julho a 9 de Agosto)… e retomei porque não consigo beber leite, porque sinto os meus dentes muito fracos e interiormente tenho uma vozinha que me diz para continuar a tomar por mais uns meses. Neste momento sinto que a dose do medicamento deverá ter que baixar para os 125mg. Não me sinto mal, mas tenho a sensação que a dose dos actuais 150mg está a ser muito forte. Não alterei o peso, mantenho os meus 49-50kgs. Apenas noto é que estou a ficar com celulite nas coxas e foi muito de repente e atribuo isto ao medicamento. Nas últimas 3 semanas tenho feito km’s a pé, e não tenho ficado parada… por isso esta alteração na pele em sítios específicos fazem-me crer que seja mesmo do medicamento. Espero recuperar com a nova máquina elíptica que adquirimos cá para casa e com algumas alterações no meu regime alimentar. A nível psicológico não deixo que isto me afecte. Depois de ter engordado mais de 30kg na gravidez, de ter aumentado 10 números de roupa, passando de um 34 para um 44 e de num ano ter voltado ao meu tamanho XS-S, sem uma única estria ou celulite… acho que tudo é possível. Não vou negar que isto me preocupa, mesmo que o marido ou os amigos me digam que a idade não perdoa lol mas sou muito teimosa para me deixar vencer pelas desculpas da idade. Esta minha cirurgia fez-me foi ver que há muitas coisas em mim e na minha rotina que têm mesmo que ser alteradas e o meu trabalho nos próximos meses será nesse sentido.

 

 

18 Agosto 2011 

 

Neste momento e quase a terminar as férias, quero marcar consulta de Endocrinologia e passar a ser seguida a 100% e ter a certeza que estou a recuperar bem. Ando mentalmente a preparar-me para umas consultas de dentista… e acho que me vão custar mais que a própria cirurgia e últimas semanas de recuperação lol mas tem mesmo que ser. Os meus dentes sofreram imenso com a minha gravidez e com esta anestesia geral torna-se obrigatório levar este assunto muito a sério. No passado dia 15 de Agosto tentei fazer um bocadinho de praia… ou pelo menos estive 2 horas a sentir os pés na areia, debaixo do chapéu de sol e com o lenço ao pescoço. Mas foi sol de pouca dura e o tempo ficou bastante enublado e desagradável.  Pelo menos deu para sentir o cheiro do mar e mais uma vez sentir que cada momento deve ser sentido, aproveitado e vivido de forma intensa e especial…que nada do que temos é um dado adquirido… porque de um momento para o outro a nossa vida altera-se sem nos pedir permissão.

Mais uma vez digo que esta cirurgia (e recuperação) não é nenhum bicho de sete cabeças. Sentir medo, receio, pânico no pré operatório é normal e é humano de sentir. Eu também o senti. Acima de tudo há que “trabalhar” a nossa forma de lidarmos com a situação, como em tudo na vida, há que ter uma atitude positiva, não entrar em stresses, não vermos problemas onde não existem. A vida é uma passagem e enquanto nos for permitido cá andar, temos e devemos ter a atitude mais optimista e positiva que conseguirmos. Há dias menos bons… vejo-os como um ensinamento para que valorizemos muito do que temos à nossa volta… re-aprendemos a viver, com uma força redobrada e com uma vontade enorme de sermos e de fazermos melhor… principalmente por nós próprios!!

 

 

 La Coruña - Agosto 2011

Até breve, beijinhos doces {#emotions_dlg.redflower}



publicado por Sheila às 17:53
link do post | comentar | favorito
|

9 comentários:
De Marta M a 20 de Agosto de 2011 às 21:43
Sheila:
Li com atenção toda esta descrição que partilhas connosco e, entre apreensiva e expectante, constato também que tens uma forma muito bonita e aberta para enfrentar a vida e integras o que ela te traz com uma sabedoria que deve orgulhar os que vivem contigo e a ti em primeiro lugar :)
Continua bem minha amiga.
Abraço
Marta M


De Sheila a 21 de Agosto de 2011 às 05:20
Obrigada querida Marta :)
A vida é mesmo assim, uns dias dá-nos coisas boas e noutros coloca-nos à prova. Tudo irá correr pelo melhor, termos pensamento e atitude positivas são fundamentais para reforçar a nossa existência e tornar os nossos dias bem mais coloridos. Um beijo enorme para ti minha querida, espero que esteja tudo bem contigo. Até breve amiga


De jabeiteslp a 20 de Agosto de 2011 às 22:37

boas férias


De Sheila a 21 de Agosto de 2011 às 05:23
Meu querido amigo, desculpa não ter respondido aos anteriores comentários. Espero que esteja tudo óptimo contigo :)
As férias estão a umas horas de acabar já, na 2ªf já terei que me virar para outra realidade :) Embora e nestas férias tenha acompanhado sempre o trabalho diariamente, na 2ªf já volto ao acordar mais cedo... é o que me custa mais lloll
Beijo grande para ti com tudo de bom :)


De MARILIA APARECIDA a 15 de Setembro de 2012 às 12:39
Olá Scheila , passei por esta cirurgia em 10/09/2012 e suas informações, foram importantíssimas pra mim. Através delas me sinto mais tranquila e mais segura. Amei sua dica sobre o Kelo cote, e o protetor solar de ecran total. Será que você pode me responder. Teria alguma contra indicação, começar a usá-los, assim que forem retirados os pontos, ou devo esperar a cicatrização? Obrigada pelas informações valiosíssimas, tenho certeza, e muita fé, que tudo já deu certo e daqui a pouco, já nem me lembro mais! Um grande abraço. Marilia Aparecida de Souza Campana. Cidade Leopoldina - Estado: Minas Gerais - País - Brasil


De Sheila a 18 de Setembro de 2012 às 23:33
Olá Marilia,
obrigada pelo teu comentário, espero que estejas a recuperar bem e que a tua cirurgia tenha corrido bem... não foi assim tão dificil pois não? Mas nós temos sempre medo, o que é normal. Olha em relação ao Kelo Cote podes usar assim q tirares os pontos e sentires que a pele está unida. Se pesquisares na net pelo nome kelo Cote vais encontrar muita informação. Por exemplo tens este link com mais info:
http://www.ventausa.com/p/11616/KeloCote-Gel-6-g-F%C3%B3rmula-avan%C3%A7ada-de-gel-cicatrizante-que-reduz-e-melhora-a-apar%C3%AAncia-das-cicatr

Se me quizeres continuar a contatar, envia-me email para: sheillamarques@gmail.com ok?

beijo grande e tudo continue a correr bem :)
Beijo grande


De mvza a 30 de Outubro de 2012 às 16:59
oie...tb fiz uma tireoidectomia total,li seu depoimento e me via neles,estou no 1mes de pos operatorio,estou tomando 2000mg de calcio por dia e mais 0.25 mcg de calcitriol tomo cerca de 9 comprimidos por dias,sinto_me calçada e durmo muito sabe,tenho bastante caimbras nas pernas,e meu cabelo esta seco demais,sua cicatrizes esta perfeita,tenho tanto medo da minha ficar escura...naum vejo a hora de me recuperar totalmente sabe,vou dando noticias ate então...bjoOs fica com DEUS


De Elaine Vieira a 14 de Janeiro de 2013 às 20:35
Oi Sheila, passei por essa cirurgia faz 39 dias, foi bom ler os teus comentários, é incrível estou passando exatamente tudo isso que você passou sinto muito cansaço nas pernas, parece que tem um chumbo elas ficam pesadas e quase não consigo caminhar, ainda não fiz os exames pra ver o nível de cálcio e também o da tíreoide, vou fazer esta semana, só tenho vontade de dormir, ou ficar deitada, estou tomando o puran 175, o mais difícil é querer poder falar alto até gritar e não conseguir, mais sei que tudo vai dar certo assim como foi pra você, obrigada pelas dicas. BJusssss


De fábio a 9 de Setembro de 2013 às 16:59
estou neste momento no hospital, enquanto a minha mulher está na sala de de cirurgia para a extração da tireóide. sua narrativa me ajuda muito a compreender o q há por vir.


Comentar post

* mais sobre mim
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* Doces Miminhos
* pesquisar
 
* Doces Visitas (desde 9 MAR 2009)
Hit Counter
* Playlist


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

* Time



More Cool Stuff At POQbum.com

* Contador de Doces Refugiados
free counters
eXTReMe Tracker
* Doces Refugiados (desde 3 ABR 2009)
Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!