Sexta-feira, 22 de Julho de 2011
Tiroidectomia Total

 

 

No passado dia 3 de Junho submeti-me a uma Tiroidectomia Total no IPO de Coimbra, e vou deixar aqui um breve relato da minha experiência pessoal. Com isto espero conseguir deixar um apoio extra a quem ler este post, a quem estiver a passar pelo mesmo e a quem precisa de muita força e de pensamento positivo. Acreditem que não é assim tão difícil passar por esta cirurgia, que é simples e a recuperação é rápida também.

 

Descobri que tinha um alto, tipo um nódulo mais saliente no pescoço em Agosto de 2009. Estava na praia e foi casualmente que notei e comentei com uma amiga que estava comigo. Na altura não liguei porque desde tenra idade que tinha uma gânglio sebácio debaixo do queixo e ao apalpar o nódulo no pescoço achei que o gânglio tinha mudado de sitio. O tempo passou e o alto foi crescendo lentamente. Nunca tive qualquer sintomatologia de que teria um problema de saúde. Em Maio de 2010, tive duas situações em que desconhecidos me perguntavam o que tinha no pescoço. Foi aqui que senti que algo não estava bem e que o tal alto estava já muito maior. Fiz uma ecografia em Junho de 2010 que veio a revelar a existência de 2 nódulos na Tiroide, de 2,4cm e 3,3cm respectivamente, sendo este último interior e não palpável no pescoço. Seguiram-se meses de exames, biópsias, espera pelos resultados e pedidos de algumas opiniões médicas. Não tinha problemas de Tiroide, os valores das análises estavam normais, mas os nódulos já eram actualmente 4, de origem benigna, e como prevenção deveria seguir para a remoção total da tiroide.

 

Obtive 3 opiniões médicas, todas no sentido de seguir para cirurgia. Apesar de não ter problemas de tiroide, e das análises estarem ok, os nódulos poderiam ser problemáticos no futuro... podendo evoluir de uma situação benigna para maligna.

 

Consegui ser seguida no IPO de Coimbra e apesar de inicialmente pensar que a minha cirurgia seria só em Setembro, acabou por ser antecipada, dado o cumprimento dos prazos de lista de espera e acabei por marcar cirurgia no dia 3 de Junho. Eu tinha imenso medo de ser operada, da anestesia, de algo correr mal. Ficava angustiada quando pensava que a minha qualidade de vida poderia diminuir depois de ser operada... metemos na cabeça que vamos tirar um orgão e que é um problema enorme. Acreditem que não é. Neste momento e a uma semana de fazer 2 meses da cirurgia sinto-me normalissima e a mesma pessoa que era quando tinha a Tiroide.

 

Li imenso e ajudou-me a enfrentar a situação com mais força. E quando lia que era uma cirurgia simples e com uma recuperação rápida pensava muito nisso e de facto é mesmo assim. O que muda na nossa rotina é aquele pequeno comprimido que temos que tomar todas as manhãs em jejum... rapidamente passa a ser um hábito. Também para quem se esqueça um dia, não há problema porque a hormona que tomamos fica no sangue por vários dias e quando há um esquecimento não é necessário tomar dose extra... basta retomar a toma normal no dia seguinte.

 

O dia da cirurgia foi um pouco stressante, não vou negar. Fiquei muitas horas em jejum, apenas molhava os lábios e fui operada às 17h da tarde. A minha cirurgia demorou pouco mais de uma hora. Às 18h30 já estava no recobro, sentia-me bem, tinha a voz rouca e só queria dormir. Não tinha dores nenhumas. Passei dois dias no IPO. Entrei numa 6ªf e sai no Domingo. Para quem nunca foi operado, como foi o meu caso, só custa habituarmo-nos por esses dias de internamento ao dreno. Abaixo da cicatriz colocam-nos um dreno com uma pequena garrafa portatil... re-aprendemos os nossos movimentos com este novo companheiro, mas conseguimos fazer tudo. No 2º dia tomei duche sozinha sem problemas. Tirei metade dos pontos no dia 9 e os restantes no dia 11. Passei a tratar da minha cicatriz dois dias depois de ter tirado os pontos todos. A partir daqui fazemos já uma vida normal... porque felizmente vemo-nos livres do penso enorme que nos fazem no pescoço quando temos alta e que nos protege a cicatriz ainda com pontos. Não tive dores fisicas, mas o adesivo do penso é muito incómodo e arrepanha imenso a pele do pescoço. A partir do momento que começamos a tratar da cicatriz e a colocar creme gordo é um alivio que sentimos. Iniciei com creme barral alternado com o B-pantene Plus. Actualmente e de há umas duas semanas iniciei tratamento com um gel de silicone, chamado Kelo-cote e tenho obtido óptimos resultados. Optei por deixar os cremes gordos de lado pela incompatibilidade com o protector solar de ecran total, que passei a usar sempre que saio de casa. Fiz a minha primeira consulta de pós cirurgia no passado dia 20/6 e voltei novamente ao IPO agora no dia 18 de Julho. Continuo com os níveis de cálcio em baixo e com os suplementos de cálcio e fixador de cálcio... e Eutirox 150. Tive alta do IPO e apesar do médico que me operou me dizer que passava a ser seguida pela Médica de familia, vou optar por ser seguida por um bom endocrinologista... tenho muito respeito pela minha médica que me acompanha desde tenra idade, mas tenho um problema de saúde que deve ser seguido por um especialista nesta área. A minha dose de Eutirox terá tendência a descer.

 

Para quem passa por isto, acreditem que não é assim tão dificil. Creio que devem ter em conta que no periodo em que estamos hospitalizados nos tiram sangue todos os dias, temos que andar com o dreno e a garrafita atrás, eu ainda tive uma dose extra de 6 horas a levar cálcio pela veia. É perfeitamente suportável e tudo se passa. A anestesia também faz efeito rápido e é exactamente como nos contam, apagamos e só acordamos depois de já estar tudo bem. O nosso corpo é a máquina mais bem pensada deste mundo e rapidamente voltamos à nossa rotina. Estive apenas uma semana off... ao fim de duas semanas já conduzia. A ter em mente é que o período de repouso é para cumprir, evitar fazer esforços ou movimentos bruscos e é na primeira semana. Na 2ª semana pós cirurgia já estava a cozinhar e a fazer muitas das tarefas rotineiras de casa (fazer as camas, estender roupa)... importante é medir bem os movimentos e a força que exercemos em cada movimento.

 

Medos a desmistificar e que eu tinha antes da cirurgia: tinham-me dito que iria ser dificil levantar-me sozinha, ou que não iria segurar a cabeça, ou que teria que ficar uns tempos a dormir de barriga para cima. Posso dizer que no recobro dormi a maior parte do tempo virada de lado, na manhã em que acordei tomei um duche e andei pelo meu próprio pé sem quaisquer problemas. Aprendemos a levantarmo-nos da cama para evitar fazer o esforço com o pescoço: deitamo-nos de lado e fazemos força com as pernas e com o cotovelo para levantar o corpo e sair da cama. O penso que trazemos ao pescoço faz-nos sentir a pele do pescoço extremamente esticada e temos tendência a andar de cabeça mais baixada... contornem isso e tentem andar o mais direitos possíveis e evitar a tendência de andar com o pescoço arqueado.

 

Neste momento sinto-me muito bem e espero ter conseguido transmitir alguma calma a quem está a passar por uma situação idêntica. Nada de pânico ou sofrer por antecipação... eu senti tudo isso e hoje vejo que os medos que tinha não têm razão de ser. Tinha medo que me afectasse a voz. De facto fiquei rouca e andei algumas semanas com um timbre de voz muito baixo e rouco. Uma das cordas vocais atrofiou mas cada dia sinto melhoras. Já consigo espirrar e bocejar normalmente (todos os movimentos da garganta ressentem-se com a cirurgia). Nunca tive problemas a engolir e quando estive hospitalizada só comia sopa e fruta cozida, alimentos faceis de engolir. A cicatriz está a recuperar bem, a visibilidade dos pontos começa a desaparecer e a ficar cada dia com melhor aspecto.

 

Este ano o Verão será diferente... nada de praia infelizmente. Ainda pensei colocar um penso sobre a cicatriz... mas não vou arriscar... o receio do sol directo na pele, o receio de alguma alergia faz-me jogar pelo seguro e pensar que haverá mais Verões e para o ano vingo-me da praia :)). Também o iodo de algumas praias não é benefico para quem passa por esta cirurgia. Por isso este ano vamos ter aqui por casa umas férias diferentes, de passeio essencialmente e vamos à descoberta do Gerês e bater toda a Galiza... apesar da crise compensa fazer férias em Espanha e mais uma vez será a nossa escolha de férias. No ano passado foi sul de Espanha, este ano vamos para norte e para a parte mais verde e serena de Espanha.

 

Qualquer dúvida ou desabafo estarei aqui para ajudar no que puder.

 

A quem me acompanha aqui ficam noticias minhas. Estou a recuperar bem e deixo apenas um até já. Habituei-me mais a publicar no Facebook mas prometo dar mais atenção ao meu cantinho tão especial e doce :) mas confesso que o meu refúgio tem sido mais em mim própria, na minha força e vontade de ultrapassar mais esta etapa da vida.

 

Beijinhos doces 

 



publicado por Sheila às 09:29
link do post | comentar | favorito

28 comentários:
De jabeiteslp a 22 de Julho de 2011 às 10:02
Boa recuperação
desejo meu de boas melhoras...

muito bom texto
e elucidante...

coragem e um grande abraço ao trio...




De a 20 de Novembro de 2011 às 11:48
ola.eu sou Ermelinda também vou passar por isso ,o meu muito obrigado pelo seu comentário pois estou cheia de medo !!.mas vou pensar muito em si !!!!!!! ,tudo a correr bem para si . mais uma vez obrigado.


De green.eyes a 22 de Julho de 2011 às 11:25
Olá Sheila

Desejo-te uma rápida recuperação.

Beijinhos

P.S. como está a tua princesa ??


De Caminhando... a 22 de Julho de 2011 às 13:43
Olá Sheila,

Antes de mais, que bom saber de ti!!
Ainda bem que, tanto a cirurgia, como a recuperação, correram bem.

Envio-te daqui um grande beijinho e votos para que tenhas umas excelentes férias. Beijinhos também há pequena (que já deve estar enorme) Inês.


De miúda* a 23 de Julho de 2011 às 01:34
Fico feliz por saber que o pior já passou e a recuperação não podia estar a correr melhor, a vida é feita de etapas e agora é vir muitas boas. :)

Um grande beijinho e tudo de bom***


De mfernandaa.goncalves@gmail.com a 23 de Julho de 2011 às 16:34
Após ler o seu testemunho,fiquei contente por si,mas aproveito para lhe dizer que também fiz o mesmo á 16 meses,fazendo todos os exames também,só que os meus nódulos,existiam desde 2002,e só em 2009,após citigrafias e outra biópsia,a qual já acusou tumor,quiseram avançar para operação,porque náo se sabia se era benigno ou maligno.fui operada,pós operatorio foi como seu ,mas depois de ter alta após 5 dias,dei entrada de urgencia com uma hipocalcemia.Conclusão:continuo a tomar cálcio e vitamina D, alem do substituto da tiróide,mas até agora,nunca ninguém me quis dizer o que aconteceu .Já pedi o relatório da minha operação,mas foi me negado.
Por isso amiga,fico feliz que ainda haja médicos com sensibilidade,para olharem para os doentes,com coração,e não como só mais um corte.
Beijinhos e tudo a correr bem.


De Sheila a 23 de Julho de 2011 às 23:42
Olá Fernanda,

Obrigada pelo teu testemunho :) Também creio que vou tomar cálcio por muito bom tempo também. A tua hipocalcemia pode ter sido algo normal... são as para-tiroides que regulam o cálcio no sangue, e estão localizadas por de trás da Tiroide. As nossas para-tiroides ressentiram-se e sentiram rapidamente a falta da tiroide. Eu foi no dia seguinte à operação e tu 5 dias depois. E no pós cirurgia não te deram reforços de cálcio? Se sim é que acho estranho porque uma das possíveis consequência pós cirurgica é o cálcio diminuir drásticamente. Eu fui logo medicada no recobro. Em relação à sensibilidade médica, bem... posso dizer-te que q minha útlima conversa com o médico não foi das melhores e senti-me um número... enfim, masé daquelas coisas que não vale a pena lembrar... é seguir para outra... e arranjar um bom endocrinologista, em quem sinta confiança para me seguir a partir de agora :)
Acho estranho não te facultarem o relatório da operação, quando tive alta do IPO deram-me cópia do resultado da cirurgia, e das caracteristicas do que me tiraram... e já passou tanto tempo... 16 meses são muitos meses, como te sentes?
Beijinho para ti e tudo de bom :)


De MIGUXA a 26 de Julho de 2011 às 22:06
Sheilla,

Fico feliz por te saber em franca recuperação.

A tua partilha pode de facto ajudar muitos pacientes a enfrentar com menos receio uma futura cirúrgia. Parabéns pela tua natureza positiva.

Beijinhos doces para ti e teus amores
Aproveita bem as férias
Margarida


De verdesperanca a 28 de Julho de 2011 às 18:52
Que bom ter notícias e boas...
Fico muito feliz que tenha corrido tudo bem e teres conseguido ultrapassar bem este desafio que a vida te colocou.
Achei maravilhoso o que fizeste aqui, dar o teu testemunho e explicar as coisas muito bem para poder ajudar outras pessoas a entender. E conseguiste, senti muita calma e segurança no teu texto.
Concordo contigo em ires ao endocrinologista, médicos de caixa são bons mas um especialista na área é o melhor que se pode optar, cada coisa no seu lugar...
Desejo-te então umas boas férias, continuação de melhoras e envio-te um beijinho muito grande.


De Segredos!!! a 15 de Agosto de 2011 às 17:57
Melhoras e que sejam rápida rápida rápidas!

Beijinhos***


De claudia a 8 de Setembro de 2011 às 22:30
Gostaria também de agradecer o depoimento, pois vou fazer a cirurgia total da tireóide em setembro/2011, pois tenho 02 nódulos e um deles com quase 4cm.
Fiquei mais tranquila ao ler seu depoimento e saber um pouco do pós operatório.
Obrigada
Melhoras para você!


De Sheila a 9 de Setembro de 2011 às 22:38
Olá Claudia

Acredito que por esta altura andes nervosa, é natural e é humano assim ser. Não te preocupes em demasia, a sério, o pós operatório não é complicado e estás no máximo 2 dias internada e ao fim de uns dias até ficas admirada de estares bem e a fazeres a tua vida normal. A mim só me custou mesmo a noite que passei no hospital, não pelas dores porque não as tinha, mas porque o que queremos é estar em casa lol Se precisares de saber mais alguma coisa escreve-me para o email ok? beijinhos e boa disposição sempre! Sheila


De Cátia a 16 de Setembro de 2011 às 15:46
Olá Sheila,
Obrigada pelo seu texto, este tipo de desabafos ajuda muito quem está a passar por esta situação. Foi-me detectado cancro na tiróide e estou à espera de ser chamada para cirurgia há um mes e meio. A qualquer momento vou passar também pela tiroidectomia total. Tal como a Sheila tenho um blog onde descrevo tudo o que se vai passando para ajudar quem esteja a passar pelo mesmo problema.
Votos de uma boa recuperação.
Pode visitar-me em atiroidedamel.blogspot.com

Beijinhos


De Sheila a 16 de Setembro de 2011 às 19:57
Olá Cátia,
Vou entrar em contacto contigo por email ok? Posso ter um conhecimento nos HUC que poderá ajudar, enviei uma mensagem a esse contacto e estou aguardar. Depois de jantar envio-te um email com mais calma. Um sorriso sim? :))
Beijinhos e até mais logo


De Cátia a 16 de Setembro de 2011 às 20:18
Quando li o seu comentário sabe qual foi a primeira coisa que disse Sheila?? Ainda há pessoas com bom coração. Veja que sem me conhecer se prontificou logo a ajudar-me. Muito obrigada, sinceramente preciso de uma "cunha" no HUC. A minha endocrinologista é Dra Carla Fátima e o cirurgião que me atendeu na última consulta foi o Dr Ricardo Martins, só que ele passou-me para outro colega porque até outubro está de serviço na pediatria. E o que ele me disse foi que não podia demorar mais de 4 semanas a ser chamada para cirurgia, mas já se passaram quase 7 e ainda nao fui chamada. Todos sabemos que quando se trata de uma situação cancerígena tem que ser tratada o mais rápido possível para não correr o risco de passar para outros órgãos. Mais uma vez muito obrigada do fundo do meu coração.. Fico a aguardar o seu contacto... Cumprimentos


De Sheila a 16 de Setembro de 2011 às 22:54
Catia



No teu caso eu não iria ficar à espera e ia tentar encontrar esse primeiro médico e tentar falar pessoalmente com ele, mas eu sou como me costumam dizer uma "fúria da natureza".

É óbvio que não sei se o médico era acessivel ou não mas era o que faria sem pestanejar, não tenho feitio para estar à espera.

Eu falei com 3 médicos até decidir que era para a remoção total, tinha um orgão bom (nunca tive problemas de tiroide) e mais frustrante foi na altura tomar essa decisão. Não tens nenhum seguro de saúde que te permita fazer operação na privada? Se não tivesse tido a ajuda que tive para seguir para o IPO tinha seguido paraa privada, nem que tivesse que fazer um empréstimo... por vezes não hesitamos em fazer um crédito de uns sofás novos e depois com a saúde facilitamos um pouco. Eu tive alta do IPO, porque o meu caso não era maligno e como voltei aos valores de análises normais não fazia sentido continuar a ser seguida lá... eu até compreendo, mas darem-me alta com uma carta para ser acompanhada no centro de saúde é que não me agradou, por isso cá tenho a cartinha guardada e decidi que o que devia fazer era sim procurar um bom endocrinologista e sentir-me acompanhada a 100% no meu problema de saúde. E em tudo escolho a privada, sinto-me mais acarinhada e melhor seguida... é este o Pais que temos infelizmente.

Entretanto já te enviei um email, quando tiver novidades digo-te, fica tranquila. Acima de tudo ânimo, sei que não é fácil, mas foca-te nas coisas boas que tens: familia, namorado, amigos, são um bálsamo acredita. Se estiveres bem, eles também estão bem.

Beijinhoss


Comentar post

* mais sobre mim
* Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


* posts recentes

* Cats Love

* O que procuramos?

* Querida Cátia :)

* Há coisas que nos passam ...

* Estou uma lamechas...

* Há dias como o de hoje…

* Delicia :)

* 4 meses e meio :)

* Tiroidectomia Total – 2 m...

* Tiroidectomia Total

* Vida

* Adoro...

* Imprescindível...

* Amar...

* Espera...

* Arrependimentos...

* arquivos

* Maio 2013

* Novembro 2011

* Outubro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* tags

* todas as tags

* favoritos

* Chocolate

* Destino

* FoodScapes - Absolutament...

* O tempo voa...

* Escrever a Vida em Capítu...

* Afastamentos

* As Surpresas da Vida

* Momentos de Ternura

* A força da nossa vitória

* Orgasmo da Vida

* links
* pesquisar